Mostra John Cassavetes

John Cassavetes e a atriz Gena Howlands, que atuou em vários filmes do diretor

TC

Finalmente, assisti alguns filmes do diretor John Cassavetes. Graças à mostra do Cineclube Natal, no TCP, encerrada ontem e que exibiu seis filmes: Sombras (o primeiro), Faces, Amantes, A Morte de um Bookmaker Chinês, Uma Mulher Sob Influência e Noite de Estréia.

Vi quatro, não pude ir a Faces e A Morte… Mas deu para ter uma boa idéia do cinema feito pelo diretor, considerado o precursor do cinema independente norte-americano.

Para a importância da mostra, o público foi pequeno,uma média de 15 pessoas por sessão, por aí. O que não constitui nenhuma novidade em se tratando de assistência à filmes de qualidade.

Eu achava que daria mais gente, até mesmo porque é muito difícil se encontrar filmes de Cassavetes nas locadoras. Mesmo na loja de piratas 7 Arte, tentei há um tempo atrás conseguir filmes do diretor e não consegui.

Todos consideram Uma Mulher Sob Influência e Noite de Estréia os dois melhores filmes de Cassavetes. Dos quatro que assisti realmente são os melhores mesmo. E entre os dois eu ficaria com Noite de Estréia.

O cineclube está de parabéns por mais essa mostra excepcional.

Gena Rowlands em Uma Mulher Sob Influência (uma das cenas mais bonitas do longa)

Comentários

Há 7 comentários para esta postagem
  1. Gianfranco Marchi 21 de setembro de 2011 10:54

    Olá Tácito, obrigado pelos elogios e, principalmente, presença marcante na mostra. Quanto à divulgação, ou asência dela, peço que os interessados no trabalho do Cineclube Natal sempre verifiquem nosso blog, tendo em vista que em relação a esta mostra, especificamente, a divulgação foi feita através dele e de sites de notícia, blogs como este, facebook, twitter, bem como o bom e velho jornal.

    PS – Tácito, seus filmes estão sendo provdenciados, Denise me entregou os DVDs.

  2. Liana Batista. 20 de setembro de 2011 0:22

    Tácito, é verdade que sempre aparece pouca gente nas sessões do Cineclube, mas a divulgação também não está tão boa. Eu tenho cadastro no site, costumava receber os anúncios com a programação todo início de mês, mas deixei de receber já há algum tempo, achei até que nada estava acontecendo estes dias e só soube dessa última exibição agora pelo teu SP. Pena, poderia ter ido…

  3. Jarbas Martins 19 de setembro de 2011 14:27

    Fernando, estou escrevendo os estatutos da FILMOTECA DA IGNORÃNCIA CINEMATOGRÁFICA, onde sou presidente e pau para toda obra.Preciso de dois atestados:um de Moacy Cirne, amigo desde os 17 ou 18 anos, e outro seu, um amigo virtual de dois ou três atrás.Vocês devem atestar que a filmoteca existe (aquele acervo poderia ser um bom início do meu miúdo e valioso patrimônio…mas veremos isso depois).Devem comprovar também que eu diante de vocês não entendo nada de cinema.Depois vou registrar no livro dos recordes a minha minúscula e comovente filmoteca.

  4. João da Mata 19 de setembro de 2011 13:47

    Jajá, também gosto do Cassavetes. O Giovanni anda exilado no pais de Mossoró. Vez em quando aparece por aqui para se abastecer.

  5. Fernando Monteiro 19 de setembro de 2011 12:28

    Jarbas: é muita responsa ser um dos “gurus” cinematográficos (?) de alguém totalmente versado na sétima arte, como vossa mercê!…

  6. Fernando Monteiro 19 de setembro de 2011 12:26

    “John Cassavetes e a atriz Gena Howlands, que atuou em vários filmes do diretor”.
    Era também mulher dele, Tácito. Ou seja, além de grande atriz, ela podia fazer um precinho mais em conta para o diretor que “foi o precusor do cinema indfependente americano”, sim, mas j-u-n-t-a-m-e-n-t-e COM O MARTIN RITT, é bom lembrar…

  7. Jarbas Martins 19 de setembro de 2011 11:16

    Cassavetes é fime pra gente, de alto QI, ver.Recomendação de Tácito Costa, Moacy Cirne e Fernando Monteiro.Falar em loucos por cinema, onde anda Giovanni Rodrigues ? Meus gurus nessa área são: Moacy Cirne e Fernando Monteiro.Carlão deixou de ser, desquando baixou o pau em um filme de Lars Von Trier.Boca de Tácito não disse palavra.Giovanni tb não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo