Projeto propõe reposicionar imaginário da mulher negra através da cultura

A agência Iyabá promove em novembro o projeto RE(ORÍ)ENTAR – Novas imaginários. A proposta é reposicionar o imaginário da mulher negra, das mulheres não-brancas, e das relações sociais que as perpassam através de um trabalho de repolitização da mulher não-branca através da cultura. 

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 19h às 20h, acontece um curso online e gratuito voltado para profissionais não-brancas do setor cultural e da economia criativa, ou quem deseja se profissionalizar, sendo transmitido ao vivo pelo Youtube.

A inscrição pode ser feita AQUI.

A proposta é refletir sobre como organizar, estruturar e planejar uma carreira artístico-cultural, além de entender a importância do planejamento estratégico, posicionamento, valores e as possíveis formas de compartilhar subjetividades raciais para o público e clientes.

Uma primeira ação acontece nesta quinta e sexta (19 e 20), das 19h às 00h, e consiste em projetar no centro de São Paulo textos, poemas e pensamentos de escritoras negras brasileiras como forma de resgate do protagonismo das mulheres negras em própria história, contada sempre por outras pessoas e por outras óticas. A ação busca disseminar a ideia de que resgatar, entender e contar nossa própria história é um devir revolucionário.

“Para reposicionar o imaginário das mulheres negras e das relações sociais que as perpassam, é imprescindível fazer um grande trabalho de repolitização dessas mulheres através da cultura afro-brasileira e do conceito do (orí), que diz respeito a essência divina de cada ser. Assim essa mulher desperta a (orí)potência dela, se torna dona da própria história e a conta. Ela desperta uma (orí)presença e se posiciona como a Iyabá que ela é ”, explica Raiany Fernandes, diretora de planejamento da Iyabá.

Programação 

Aula 1 – “Novos imaginários: Raça, etnia e gênero no empreendedorismo”

Profissionais: Marta Carvalho e Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Refletir sobre a realidade negro-brasileira, as esferas de preconceito racial e racismo estrutural; analisar a importância da cultura e das instituições culturais na luta antirracista. Discutir acerca da necessidade de valorização das mulheres, dos povos originários e afrobrasileiros na formação da identidade nacional. Discutir o protagonismo das mulheres, dos povos originários e afro brasileiros por meio de ações culturais que estimulem o empoderamento e a autoestima.

Aula 2 – “Novas formas planejamento de carreira para artistas”

Profissionais: Michelle Serra e Raiany Fernandes

Data: 26 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Panorama e peculiaridades da atividade de produção cultural nos diferentes ramos da cultura e da comunicação: música e artes visuais. Planejamento um produto artístico: imaginação, criatividade e viabilidade. Planejamento estratégico para carreiras artísticas e componentes culturais, sociais, políticos, legais e econômicos. Organização e diagnósticos de subjetividades. Planejamento, análise de resultados. Procedimentos de pesquisa e de sondagem de públicos culturais. Públicos culturais e produção cultural. Públicos culturais como diferencial importante para a imaginação e realização de lançamentos. Públicos e mercados culturais. Os mercados culturais e a produção cultural.

Aula 3 – “Marketing digital para artistas”

Profissionais: Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Introdução ao marketing digital. Plataformas e canais. Construção de posicionamento digital. Construção de persona. Construção de linha editoral, conteúdo, lançamentos.

Inscrição: https://www.iyaba.com.br/reorientar

Mais informações: contato.iyaba@gmail.com  

Sobra a Iyabá

A Iyabá é uma agência de gestão, de comunicação e comunidade de conteúdo criativo de suporte para mulheres criativas não-brancas. Temos como objetivo apoiar essas mulheres em suas demandas de conhecimento, de fortalecimento de seus pensamentos e de desenvolvimentos sociais, pessoais e profissionais. Buscamos promover mudanças nas estruturas da economia criativa, e da sociedade, oferecendo conhecimento para o acesso dessas mulheres e criando um ambiente acolhedor para as mesmas.

No seu histórico de atuação a Iyabá apoiou a carreira de artistas não-brancas como Brisa Flow e Rosa Luz, disseminando sua mensagem para palcos como o Vão do MASP, Festival de Inverno de Guaranhus, em instituições como casas de cultura e fábricas de cultura das periferias de São Paulo e projetos especiais de marcas como Casas Bahia. Ainda, realizamos projetos em co-criação com o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo com participação de artistas e criativas não-brancas transsexuais.

Sobre Marta Carvalho

Mulher preta e vinda da periferia do Distrito Federal, atua há mais de 30 anos no mercado da cultura como atriz e produtora cultural, sendo considerada uma das mulheres negras mais influentes na produção cultural do país. Sua trajetória produziu projetos de grande expressão nas áreas de cinema, música, teatro, dança e formação de jovens, possuindo larga experiência na gestão de festivais nacionais e internacionais.

Sobre Michelle Serra

Atua há mais de 15 anos na área comercial em diferentes segmentos, e encontrou na arte sua vocação. É produtora de campo, tour manager e booker. Fez parte do conselho gestor da Casa de Cultura da Brasilândia e é diretora comercial na agência Iyabá. Trabalhou na Ócio Cultura Brasil e no projeto Amplifica Music (selo internacional).  Em 2019 produziu o projeto Chefs e Líderes em 8 Cidades pelo Brasil.

Sobre Raiany Fernandes

Raiany Fernandes é diretora de planejamento na Iyabá. Foi agente da cantora Bia Ferreira, assistente de produção na série Hack the city da FoxLab em parceria com a Yourmama Filmes, série sobre diversidade ganhadora do award silver no Festival of Media Global Winners 2019, e ganhadora do Emmy Internacional 2019 na categoria short-film.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

ao topo