Mulheres de Fibra

A polaca Rosa Luxemburgo (foto) foi uma grande militante política e foi morta covardemente em 1919 com um tiro na cabeça. Seu corpo foi jogado fora e não se sabe exatamente onde estar. Não podemos nem velá-la.

A aquariana e judia Olga Benário nasceu em Munique em 1908, e foi morta num campo de concentração em 23 de abril de 1942. Companheira de Carlos Prestes, com que teve uma filha, foi entregue pela ditadura getulista para ser morta pelos nazistas.

Há um pouco maiôs de 50 anos era lançado o livro “A Condição Humana” da Hannah Arendt. A vida ativa, diz a Arendt, é formada de três atividades fundamentais: Labor, Trabalho e Ação. O labor é biológico e faz parte do animal. Trabalhar todos nós trabalhamos (atividade que dignifica o homem). É na ação (action) que residem as nossa diferenças substantivas e outras. O Isolamento amolece o homem e destrói a sua capacidade política. Todas as atividades humanas têm relação com a política. A ação representa um meio de liberdade da qual não podemos abrir mão. As nossas singularidades é uma expressão dessa liberdade. Somos plurais e substantivos e isso é maravilhoso. Mas, participemos, por favor. A política é uma atividade humana fundamental e quem pensa o contrário é – como diz o meu querido Brecht UM ANALFABETO POLÍTICO.

O ANALFABETO POLÍTICO – Brecht

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

ao topo