Música clássica na Igreja do Galo

Programação imperdível, pelo menos na visão deste blogueiro ocupado, é a apresentação do grupo carioca Quadro Antíquo, na Igreja do Galo. Eles vão prestar homenagem ao maior compositor brasileiro de música clássica, Heitor Villa Lobos. Isso com instrumentos mais experimentados em fins do século 19 e início do século 20, como alaúde, viola da gambá, viruella e cello. O show, patrocinado pela Capitania das Artes, acontece às 20h30 do dia 14 (no outro sábado). Para assistir, basta levar 1 quilo de alimento não perecível.

Música erudita entoada na acústica de igrejas é algo fenomenal – como se fosse um canto gregoriano bem instrumentado e composto. E a Igreja Santo Antônio guarda uma imponência que parece adormecida pelo tempo, como uma escultura ferrosa consumida aos poucos pela ferrugem e ainda resistente. É um templo histórico, de arquitetura barroca, datado de 1766. Já foi nossa antiga catedral metropolitana e hoje abriga o surrado Museu de Arte Sacra. Acredito num grande espetáculo e espero estar lá para conferir.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP