Natal – a cidade do já teve

Saudades do Atheneu

Se alguém souber, me responda!.

Houve um tempo em que o “Atheneu” norte-rio-grandense era o melhor colégio da cidade de Natal. Os professores não ganhavam bem – como ainda hoje – mas eram estimulados e ensinavam com vontade. Vestiam paletó e ensinavam o bom português.
Grandes professores de português faziam parte do panteão do ensino potiguar. Entre eles os professores Francisco Rodrigues Alves, Antonio Pinto de Medeiros, Newton Navarro e outros.

Associação de Professores do RN editava a excelente Revista Pedagogium. Nessa associação que ficava ali na cidade alta, existia uma excelente biblioteca. Maravilhosa na sua diversidade e abrangência compreendendo os grandes clássicos da literatura e enciclopédias.
No Atheneu também tinha uma excelente biblioteca. A Biblioteca Câmara Cascudo era a mais importante do Rio Grande do Norte. A biblioteca da Casa do Estudante também era excelente. Muitos professores que hoje fazem as universidades vieram da casa do estudante, estudaram na biblioteca pública e foram alunos do Atheneu.

A pergunta que não quer calar; é: Onde estão esses livros e essas bibliotecas? E os grandes professores de português e suas memórias?

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo