Natal entra para o Sistema Nacional de Cultura e receberá apoio do MinC

Natal está a partir de hoje (28) inserida no Sistema Nacional de Cultura. A assinatura que possibilitou novos rumos para a cultura potiguar aconteceu no final da tarde de ontem, quando o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (foto) e o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, selaram a parceria com o Minc. O evento aconteceu no gabinete da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Brasília (DF).

Além da adesão de Natal ao Sistema Nacional de Cultura, foi solicitado à Ministra Marta Suplicy o apoio para outros projetos culturais do Município. Um deles é o Festival de Cinema de Natal. A ministra garantiu novos recursos para o Festival, originários do Fundo Nacional de Cultura.

Para o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, que acompanhou o prefeito na audiência com a ministra — assim como o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, a deputada federal Fátima Bezerra e o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas —, a integração de Natal ao SNC significa um divisor de águas. Ele observou que, embora estabeleça diretrizes programáticas, o Sistema não engessa as manifestações artísticas: “São preservadas as peculiaridades culturais de cada cidade, que tem liberdade para elaborar seu próprio Plano de Cultura a partir da entrada no SNC”.

Para o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, a entrada da cidade no Plano Nacional de Cultura é um dos fatos mais relevantes para a política cultural da cidade a partir de agora: “A partir dessa adesão, nossas políticas culturais passarão da fase da improvisação e das iniciativas pontuais para uma fase de planejamento”, destacou ele.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo