Natal recebe exposição para você viajar entre as Olimpíadas pelos selos

Quando a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, o Penny Black, em 1840, mal sabia que dentro de poucos anos esse singelo objeto se tornaria um primoroso item colecionável no mundo inteiro.

Em 2016, a filatelia (estudo e coleção de selos e materiais relacionados) está completando 160 anos, e o Praia Shopping aproveita a data para trazer uma exposição filatélica com a temática “Jogos Olímpicos”, saudando também a primeira vez em que o evento será realizado no Brasil.

Tomando como base a coleção de Ricardo Roland Rocha, a exposição trará selos, Blocos comemorativos e Envelopes FDCs (primeiro dia de circulação), mostrando várias modalidades dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em diversos países, ao longo dos anos.

Além disso, no dia 2 de agosto, às 14h30, haverá a solenidade de “Lançamento da Emissão Postal Nossos Selos Rio 2016 – Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, com a presença do Diretor Regional dos Correios, Francisco Canindé dos Santos; da esportista olímpica Maguinólia Figueiredo, primeira norte-rio-grandense a participar de uma Olimpíada; da nadadora paralímpica Joana Neves, que participará das Paralimpíadas Rio 2016, e do Coordenador do Comitê Paralímpico Nacional, Roberto Vital.

A exposição seguirá até o dia 10 de agosto, com distribuição de editais, informações sobre filatelia e vendas dos selos nacionais e demais produtos dos Correios com a temática “Rio 2016”.

Selos Postais no Brasil – O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar os selos postais, seguindo o exemplo da Inglaterra. O primeiro selo brasileiro, que ficou conhecido como “Olho-de-Boi”, por causa de seu formato e desenho, foi emitido em 1º de agosto de 1843, impresso pela Casa da Moeda do Brasil, com os valores de 30,60 e 90 réis. Mais do que o caráter comercial, os selos revelam os traços socioculturais do povo brasileiro, destacando características marcantes da história, do meio ambiente, dos esportes e da arte e despertando a paixão em seus colecionadores.

Emissões Especiais Rio 2016 – A filatelia é uma tradição no maior evento esportivo do mundo e tem um papel fundamental para a memória dos jogos. A série comemorativa “Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016” destacou 28 modalidades olímpicas e 3 paralímpicas, das 65 modalidades que abrilhantarão as arenas esportivas na cidade do Rio de Janeiro em 2016. A nova série de selos “Nossos Selos Rio 2016 – Jogos Olímpicos e Paralímpicos” destaca 16 artes selecionadas no concurso cultural de selos postais promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Centenas de brasileiros enviaram desenhos com o tema “o que mais te inspira no espírito olímpico e paralímpico”. Uma banca julgadora escolheu 14 artes e outras duas foram selecionadas por votação popular. Os desenhos vencedores, feitos por adultos e crianças, mostram os valores do esporte e as mensagens que norteiam a realização das competições. Os selos e outros produtos licenciados com as marcas oficiais dos Jogos Rio 2016 podem ser adquiridos na Agência dos Correios do Praia Shopping.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo