Ninguém, de ambos os sexos, merece ser estuprado

Vi na FSP de hoje fotos de moças com dizeres inscritos no corpo: Não mereço ser estuprada. Claro que não! Ninguém, mulher ou homem, merece ser estuprado. Porque tem homem que é estuprado, pessoal! Em cadeia, em escola militar, em clube esportivo, na vizinhança, na família… Talvez as feministas respondam: são estuprados por homens. Em geral, sim. Mas não penso que mulheres estejam acima da prática de violência sexual – nem de outras violências. Mulheres são seres humanos, não detêm o monopólio da pureza – ninguém detém. No filme “O império dos sentidos”, há um cena terrível em que uma mulher adulta aperta violentamente pênis e testículos de um menino, quase castração – depois, castra o amante, com riqueza de detalhes visuais. Mulheres podem usar objetos estupradores – consolos, cassetetes e quetais. E existem mulheres mais fortes que homens, sim – qualquer lutadora do MMA é mais forte que eu.

Reforçando o óbvio: estupro é inadmissível contra qualquer ser humano – homem ou mulher. Precisa chamar uns rapazes para posarem com aquela inscrição.

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Há 13 comentários para esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − três =

ao topo