Nísia Floresta lança feira literária nesta sexta e sábado; veja programação

A cidade de Nísia Floresta sediará a primeira edição da Feira Literária de Nísia Floresta (Flinísia). Será nesta sexta e sábado. Com o tema “Canta tua aldeia em arte”, participarão do evento escritores do RN e de Pernambuco, representante do Minc/Nordeste – Secretário Estadual de Cultura – Representantes da SEEC – e das Mulheres. Serão realizadas diversas ações culturais, como Contação de histórias, estande de editoras, Oficina de Filatelia dos Correios, Oficina Cartonera, Tenda Literária – Espetáculo “Poesia no Corpo”, saraus e muitas outras atividades.

O projeto é uma idealização de Rejane de Souza, mestre em Literatura Comparada, que já desenvolveu vários eventos de pequeno porte na região junto a uma equipe de voluntários, usando o fomento ao livro e à literatura como instrumento de inclusão social. Para a realização da I FLINÍSIA, ela contou com um parceiro importante: o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ò, de Nísia Floresta, Ajosenildo Nunes, que também pensa a cidade através da fé e da transformação social advinda do fomento à arte e à cultura.

As ações do livro e literatura da produtora cultural Rejane de Souza na cidade – mediante o impacto na comunidade e repercussão nos sites e canais da literatura da região e no Brasil – conferiu aos seus projetos pelo Movimento Por um Brasil Literário a criação do Núcleo de Literatura Nísia Floresta. O diferencial em sua atuação na área de projetos sociais de leitura literária está na capacidade de atrair a comunidade para o trabalho voluntário, contribuindo, assim, para o protagonismo de jovens e adultos na região.

A programação da FLINÍSIA é totalmente gratuita e será realizada no Centro Paroquial Isabel Gondim e na Escola Estadual de Nísia Floresta. O evento conta com o patrocínio do Sebrae, SEEC/RN, Unifacex/FM Executivo Nísia Floresta, Floresta Móveis, Empresa de Correios e Telégrafos e Esc Informática, e parceria com Movimento por um Brasil Literário, Ministério da Cultura Nordeste, Secretaria Estadual da Cultura, UFRN, Secretaria Estadual das Mulheres, Arca das Letras – Seara e Instituto Museu do Homem Missioneiro Potiguar – Vila Feliz.

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 24 DE ABRIL

MATUTINO – 9h
LOCAL: CENTRO PAROQUIAL ISABEL GONDIM
APRESENTAÇÃO CULTURAL – Sarau Literário da Biblioteca Dona Mariinha
MESA –REDONDA – “As políticas do livro e da literatura como instrumento de cidadania”
PALESTRANTES – Roberto Azoubel (Representante do Livro e da Leitura e Bibliotecas/ Ministério da Cultura Nordeste), Wellington Melo (Editor da Mariposa Cartonera), secretário da Educação Chagas Fernandes, padre Ajosenildo e mediação de Rejane de Souza.
DESGUTE LITERÁRIO – Lançamento da I FLINÍSIA

VESPERTINO – 13H
OFICINA CARTONERA: O Movimento Mariposa Cartonera, editora pernambucana que produz publicações com papelão reutilizado e capas pintadas à mão (cada livro tem um “projeto” diferente). A oficina será ministrada por Wellington Melo – diretor e idealizador Editora Mariposa Cartonera – PE. LOCAL: Centro Paroquial Isabel Gondim.

18h30 – MOSTRA DE VÍDEOS NO LARGO DA MATRIZ – EDUCOMUNICAÇÃO/UFRN

EVENTOS PARALELOS
14h
No largo da Escola Estadual de Nísia Floresta –– Programa Mais cultura da E.E.Francisco Ivo Cavalcanti serão: Recital itinerante de poesia e o Grupo de dança de rua

TENDA LITERÁRIA – Lançamentos de livros – recitais e contação de histórias
ESTANDES DOS PARCEIROS
Estande da Livraria Nobel –Editora
Estande da Cooperativa Cultural
Estande da Arca das Letras
Estande da Fundação José Augusto

Estande da Cáritas Nísia Floresta – Histórico e Ações Sociais
Estande dos Escoteiros Baobá Nísia Floresta – Histórico

DIA 25 DE ABRIL

9h – Oficina de Filatelia – Equipe dos CORREIOS – Escola Municipal Yayá Paiva

10h – MESA-REDONDA – POLÍTICAS CULTURAIS E DE INCLUSÃO PARA MULHERES E JOVENS – Padre Ajosenildo Nunes, Kilza Gomes (Cáritas Regional NE) secretária das Mulheres Teresa Freire, secretária da Juventude Divaneide Basílio
INTERVALO – ALMOÇO

14h – DIÁLOGOS CULTURAIS – SECRETÁRIO DE CULTURA – FJA – RODRIGO BICO
PÚBLICO- artistas e artesãos da região.
EVENTOS PARALELOS – Matutino e Vespertino
Na escola Estadual de Nísia Floresta –
Oficinas. Minimídias – Responsável: Grupo de Pesquisa da ECOMÍDIAS – UFRN.
TENDA LITERÁRIA – Caravana dos Escritores Potiguares – Lançamentos de Livros – Contação de Histórias e recitais
LANÇAMENTO DA FOLHA POÉTICA – produtor cultural e escritor Aluizio Mathias

Estande da Livraria Nobel –Editora
Estande da Cooperativa Cultural
Estande da Arca das Letras
Estande da Cáritas Nísia Floresta- Histórico E Ações Sociais
Estande dos Escoteiros Baobá Nísia Floresta – Histórico

NOITE– 18h30 – Largo da Matriz Nossa Senhorá Do Ó
ESPETÁCULO DE BALLET CONTEMPORÂNEO: “A POESIA DO CORPO”
ROTEIRO: Anderson de Oliveira
PRODUÇÃO E COREOGRAFICA: Estúdio de Dança Na Ponta Do Pé – DIREÇÃO DANI CALIXTO E MARCELO

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Pingback: (RN) Nísia Floresta lança feira literária nesta sexta e sábado, veja programação | Biblioteca do MPT/RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP