No Dia da Poesia, Funcarte traz lirinha e promove café da manhã

O Dia Nacional da Poesia é um evento tradicional do calendário cultural de Natal. E para festejar esta data, a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove nesta quinta-feira, dia 14 de março o tradicional café da manhã entre os artistas com a vinda especial do músico e poeta pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, que estará fazendo o lançamento do seu livro “Mercadorias e Futuro”. O evento começa às 9h, na própria Funcarte.

Lirinha é músico, escritor e compositor. Começou a carreira artística aos 12 anos de idade, como declamador de poesias em Arcoverde, sertão de Pernambuco. Em 1997, idealizou e construiu o espetáculo cênico musical Cordel Do Fogo Encantado, a novidade mais impactante e original vivenciada pela música pernambucana, após o surgimento de Chico Science.

Com o grupo, gravou três discos: Cordel do Fogo Encantado (2000), O Palhaço do Circo sem Futuro (2002) e Transfiguração (2006). Em outubro de 2005, lançou o DVD MTV Apresenta: Cordel do Fogo Encantado.

Com a banda, conquistou o público no Brasil e exterior com uma performance arrebatadora e uma sonoridade consistente, não apenas pela inovação na utilização da percussão tradicional, mas também com a força e qualidade das letras e uma nova forma de levar a poesia recitada a um grande público.

Lirinha participou da coletânea virtual Geração 00 organizada por Heloísa Buarque de Holanda. Escreveu e lançou o livro infantil O Garoto Cósmico (FTD, 2007). Em 2008 escreveu e montou a peça teatral Mercadorias e Futuro, escreveu também o livro homônimo lançado pela Ateliê Editorial.

Com o espetáculo de teatro Mercadorias e Futuro ele percorreu todo o Brasil e participou dos principais festivais de teatro do país. Em fevereiro de 2010, após mais de 10 anos com o grupo, José Paes de Lira deixou a banda Cordel do Fogo Encantado.

Um ano e meio depois se prepara para lançar seu primeiro álbum solo, denominado LIRA.

Com 11 faixas de composições inéditas, produzido por Pupillo, o CD conta com algumas participações especiais de músicos convidados, como Otto e Ângela Ro-Ro e foi lançado em setembro de 2011.

PROGRAMAÇÃO DIA DA POESIA

Data: 14 de março

Local: Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte)

Início: 9h

Convidado especial: Lirinha

9h15: Lirinha e sua atuação na literatura. Leitura de trechos do seu livro “Mercadorias e Futuro”

Perguntas dos participantes

10h15: Café da manhã

Comments

There are 4 comments for this article
  1. sofia alice 11 de Março de 2013 14:02

    E os poetas de Natal ?
    Não tem vez ?
    Pra que trazer gente de fora, com tanta gente boa aqui na terrinha ?
    Eu não vou !

  2. Cellina Muniz 11 de Março de 2013 15:17

    Aproveitando o ensejo do seu comentário, Sofia Alice (aliás, vc conhece Alice N.? rsrs) e já que Tácito tirou o cartaz da agenda de eventos (sniff…), convido vc e quem quiser p dar um pulinho lá no Auditório B do CCHLA da UFRN, às 10h, para o bate-papo com João da Rua (João Batista de Moraes Neto) e Jota Mombaça sobre “Poesia Marginal”, com recital poético de Romildo Soares. Todos artistas da terrinha. Vai ter tb sorteio de livros e fanzinagem. Infelizmente vamos concorrer, pelos horários, com a programação da FUNCART e da Fundação José Augusto. Mas dá tempo de ainda pegar a feijoada da SAMBA no Beco da Lama. E viva a poesia!

  3. Tácito Costa
    Tácito Costa 11 de Março de 2013 17:51

    Cellina, dei um “jeitinho” e a programação no CCHLA está de novo em “cartaz” – rs.

  4. Anchieta Rolim 11 de Março de 2013 17:51

    Também não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP