O ano das Obras Completas de poetas e artistas noigrandes do norteriocorrentemente

“O esforço é grande e o homem é pequeno. Eu, Diogo Cão, navegador, deixei. Este padrão ao pé do areal moreno. E para diante naveguei.” FP

Pode-se dizer que uma obra se consolida quando ela é reunida.. Melhor ainda quando essa obra foi lida e colocada à prova dos homens, memórias e esquecimentos. Escapando da poeira do tempo. Em 2011 tivemos grandes lançamentos reunindo a obra completa de alguns dos maiores escritores, poetas e artistas do estado do Rio Grande do Norte. A maior parte delas lançada numa iniciativa individual e com recursos próprios. Entre essas obras destaco a reunião das obras completas do escritor, poeta e educador macaibense Henrique Castriciano. Obra monumental lançada quando do centenário da Liga de Ensino do Estado do RN, reunindo artigos dispersos e outros de difícil acesso.

Outro grande lançamento foi a Obra Completa do poeta Othoniel Menezes, organizada pelo seu filho e grande divulgador da obra do genitor, Laélio Ferreira de Melo. Uma edição primorosa de mil exemplares em capa dura, com comentários imprescindíveis do Laélio e introdução do escritor e estudioso da literatura potiguar Tarcíso Gurgel. Láelio é um incansável divulgador da obra do pai e luta para instalar o busto do poeta Othoniel Menezes próximo à Fortaleza dos Reis Magos. Luta essa felizmente ganha e Natal se rejubila com a preservação da memória do poeta do hino da cidade do Natal “Serenata do Pescador” ( Praieira ) e Sertão de Espinho e Flor de 1952. Esse livro é o mais importante do poeta Othoniel e foi lançado em papel jornal numa edição há muito esgotada.

Alvíssaras meu capitão e todos os gajeiros dessa louca nau desgovernada. O Maior poeta do estado do Rio Grande do Norte Antônio Francisco (FOTO) está lançando hoje (08/12/2011) em Mossoró – RN a sua obra reunida com o belo título “Coleção Minha Obra é um Cordel”. Parabéns meu querido amigo e poeta Tonho Xico, você que para além de ser o maior poeta popular vivo do RN é, também, um dos seus mais belos viventes dessa terra árida de mãe preta e pai João.

E como se não bastasse e não menos feliz eu comento o grande lançamento do livro Natal Futurista do poeta e amigo Jota Medeiros. Livro lançado na terça feira dia 06 de Dezembro na galeria do NAC – UFRN. Edição de apenas 300 exemplares com a chancela da editora do Sebo Vermelho e financiamento do autor em parceria com o editor e grande benfeitor das letras do Rio Grande do Norte. Medeiros é um grande artista plástico e intelectual do nosso estado e conhece como ninguém os seus pares. Escreveu um belíssimo livro em papel couchê que tem como subtítulo “um breve panorama das artes visuais norte- rio-grandenses”. Com belas ilustrações em cores e preto e branco e texto sucinto-poético. Essa obra será complementada com o dicionário dos Artistas Plásticos do RN organizada por Dorian Gray.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. horácio oliveira 8 de dezembro de 2011 17:41

    Ei, O título é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo