O cinema mais antigo do mundo

“A paternidade do cinema é tradicionalmente disputada entre os irmãos franceses Lumière, inventores do cinematógrafo, e o americano Thomas Edison, que criou antes, em 1895, o cinetoscópio, uma espécie de pai dos projetores modernos. Mas é na Polônia, perto da fronteira com a Alemanha, que se encontra o cinema mais antigo do mundo.

A sala foi aberta no fim de 1909, na cidade de Szczecin (então Pomerânia), na costa do mar Báltico. Chamava-se, então, Helios Welt-Kino-Theater e apresentava três opções de filmes no “teatro-cinematógrafo”.

O cinema se manteve em funcionamento ininterruptamente, mesmo durante as duas guerras mundiais. Em 1999, Jerzy Miskiewicz, que havia sido supervisor de cinemas durante o regime comunista na Polônia, comprou o prédio, em péssimo estado, e o reformou.

Hoje o cinema conta com duas salas convencionais e uma terceira, transformada em café, com um velho projetor e um piano, usado para acompanhar os filmes mudos. A atmosfera lembra as antigas sessões.

Durante o período comunista, o cinema, que se tornou propriedade do Estado polonês, foi rebatizado de Kino Pionier (Cine Pioneiro). É o nome que mantém até hoje, já que um multiplex vizinho apropriou-se do nome original, Helios Welt-Kino-Theater. Em 2005, o Guinness – Livro dos recordes, certificou o local como o mais antigo cinema do mundo”.

ao topo