O Oscar me apresentou a filmografia de Chloé Zhao

Se não fosse a repercussão, a partir do Oscar 2021, de “Nomadland”, eu não teria chegado aos dois filmes anteriores da diretora Chloé Zhao, “Songs my brothers taught me”, de 2015, (“As músicas que meus irmãos me ensinaram”, sem título oficial em português) e “The Rider”, de 2017, que recebeu em português o duvidoso título de “Domando o destino”.

Ou não teria chegado tão rapidamente. Quero dizer com isso que, apesar das críticas que se faz ao Oscar, sempre podemos extrair dele algo de valor, direta ou indiretamente.

Vendo esses dois filmes iniciais de Chloé Zhao não surpreende que “Nomadland” tenha ficado com os prêmios de Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Atriz este ano. “The Rider” e “Songs my brothers taught me” são muito bons. Então, chegar ao reconhecimento, não apenas pelo Oscar, mas em outros festivais importantes era questão de tempo.

Em ambos, já estão presentes a fotografia exuberante ao ar livre (como as pradarias que remetem aos westerns) a escolha pelos que estão à margem do sistema, a opção por retratar os EUA profundos, dos rincões, como podemos ver em “Nomadland”. Nos três, a diretora chinesa mescla atores profissionais e não profissionais, da própria região e comunidades filmados. 

“Songs my brothers taught me” se passa em uma reserva indígena de Pine Ridge, no estado de Dakota do Sul – uma das regiões mais pobres dos EUA. Conta a história de Johnny e Joshuan, sua irmã mais nova, que vivem na reserva com a mãe e um irmão que está na cadeia. Ao ver a chance de morar em Los Angeles, Johnny se vê num dilema: ficar ou abandonar sua família?

“The Rider” foi filmado também nessa região de Dakota do Sul – mas com foco no universo dos caubóis e rodeios. Conta a história de Brady Blackburn, um jovem domador de cavalos. Ao sofrer um grave acidente após uma queda (o que o deixou em coma), os médicos sugerem que ele nunca mais volte a cavalgar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo