O que é mesmo vida acadêmica?

Amigos e amigas:

Li o aconselhamento sobre sucesso na vida acadêmica, tem passagens engraçadas, acho perda de tempo encarar como roteiro para qualquer coisa. Nem sei bem o que é vida acadêmica. Desconfio que seja escrever textos bons, dar aulas boas, fazer e orientar boas pesquisas. Aí, não tem segredo: trabalho, trabalho, trabalho.

O texto me pareceu mais roteiro para sucesso à moda da revista Caras ou do programa BBB: aparecer, ser citado e convocado para falar sobre todo e qualquer assunto. Tem quem goste. Não é proibido fazer isso. Pessoalmente, acho um tédio.

Para alguns, aparecer na tv é sinal de sucesso. Para mim, é apenas atividade profissional – falar sobre algo que se pesquisou. Já fui convidado para abordar assuntos que não domino e recusei o convite, tenho mais o que fazer. Encaro o trabalho acadêmico como muito distinto de rotina de celebridade.

Algumas pessoas confundem vida acadêmica com delírio de socialite – usar bolsas da marca tal ou qual, ter um carro desse ou daquele modelo. Incluam-me fora desse universo. Priorizo ficar em casa, lendo ou escrevendo.

Abraços a todos e todas:

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Go to TOP