O Ronco da Abelha

I – Coisas de Sebo

Ontem passando na tarde por entre gatos, gatas, gazes e buzinas eis que encontro um sebo que não sabia da existência. Revistas novas e usadas, livros didáticos, Nelsons Rodrigues e muitos livros de matemática. Inclusive o Dicionário de Termos Matemáticos do Edvaldo Rodrigues.

Como em tudo que nem parece pode existir eis que encontro um interessante livro em seu nascedouro. Um livro em capa dura, datilografado e com as correções originais do escritor. Muitas correções à mão. Uma maravilha para qualquer bibliófilo. Aí lembrei – não tem como, do Mindlin. O livro já foi editado, mas a versão que encontrei no sebo é única. “O Ronco da Abelha” escrito pelo professor paraibano Paulo Vieira. Do que li já gostei. Um livro que fala do nordestino e sua saga em contraponto com uma rica mitologia. Bem escrito e tendo como pano de cena A revolta paraibana do Ronco da Abelha, de 1854.

Um grande achado numa tarde cinza e aquarelada. Os céus de Ponta-Negra sempre a nos surpreender. Um livro muito rico para quem pretende fazer a crítica genética. Aí fico pensando. Como fazer crítica genética nos dias de hoje, com computador gugueando e a tudo apagando sem deixar as marcas do criador.

Evoé Sebo!

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

ao topo