O solar de Apipucos

Conhecer a casa onde morou o escritor Gilberto Freyre era uma vontade antiga. Gosto de conhecer onde o escritor mora. Sua biblioteca e objetos pessoais. Assim, aprendo mais sobre ele e seus gostos.

A famosa casa de Apipucos abriga uma valiosa coleção de 40 mil livros. É um pouco de Portugal no Brasil e diz da admiração do Gilberto pelo Luso- Brasileirismo. Gilberto recebeu uma bela edição de Os Lusíadas de Luis de Camões, com comentários e estudos do grande camonista José Maria Rodrigues. Uma das mais prestigiosas edições do canto molhado. A edição recebida pelo autor do tempo tríbio vem acondicionada numa caixa de alumínio com o brasão da Portugal. Lá também existe uma bela coleção em grande formato da Portugália.

De valor inestimável são os azulejos trazidos de uma igreja demolida de Portugal. Maravilhoso conjunto muito bem preservado.

Gostei de ver a poltrona onde Gilberto trabalhava. Na poltrona foi colocada uma escultura em tamanho natural do Gilberto na famosa pose.

Na casa de Apipucos também tem uma bela coleção de imagens religiosas. Muitos objetos e comendas recebidas. Uma rica iconografia com quadros de Ademir Martins, tapete de Dorian Gray Caldas, entre outros objetos valiosos.

Muito legal a salinha onde Gilberto gostava de pintar por causa de bela iluminação. Depois, os quartos dos filhos com muitos objetos colecionados. Ao final uma visita ao mausoléu onde estão depositados os restos mortais do grande escritor.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

ao topo