Ocupa MinC aumenta resistência ao “golpe” e monta programação cultural para esta quinta

O segundo dia do Ocupa MinC RN levou nesta quarta-feira (18) centenas de artistas e militantes da cultura ao prédio do IPHAN, em Natal. Ocupado desde terça-feira, o prédio histórico da Ribeira está sendo palco de uma intensa agenda de atividades políticas e artísticas. A programação começou pela manhã, com oficinas, debates, e foi encerrada já na madrugada da quinta-feira, com plenária e exibição de filmes.

O apoio da população ao acampamento também tem sido emocionante. Doações de alimentos têm chegado a todo o momento ao Iphan. Outro fato que chamou a atenção no segundo dia de ocupação foi a realização de uma programação paralela espontânea, com debates e ensaios abertos. Um exemplo foi o bate-papo puxado pelo produtor cultural Anderson Foca sobre produção musical com estudantes e o público acampado que não estava na programação oficial. Uma intervenção artística do repentista Aderaldo também marcou o 2º dia de atividades.

O turno da tarde foi marcado por debates em defesa da luta antimanicomial e ensaios abertos, como o da cantora Bruna Hetzel, além de participações de Paulo Sarkis, Pedrinho Mendes e Yrahn Barreto. A atriz Mayra Montenegro realizou o ensaio aberto de “Violetas”, seu novo processo de montagem. O Arkhétypos Grupo de Teatro também trouxe o ensaio do espetáculo “Fogo de Monturo” para a ocupação. Alguns grupos de teatro como o Estandarte e Clowns de Shakespeare também levaram suas reuniões para o acampamento.

A noite foi dedicada à jam session com participação luxuosa de cantores e instrumentistas presentes na Ocupação. Filipe Toca, Antônio de Pádua, Roberta Karin, Yrham Barreto, Zé Smith e Ban de Fela e outros artistas se estendeu pela calçada do prédio histórico do IPHAN. O segundo dia foi encerrado com uma grande plenária com a presença de artistas e militantes da cultura acampados. O balanço do segundo dia foi mais que positivo. Ao todo, 14 capitais já aderiam ao movimento Ocupa MinC. A tendência é aumentar nos próximos dias. Durante as 13 horas de programação o pensamento do público que passou pelo IPHAN foi um só: O MinC é Nosso e Fora Temer.

REPERCUSSÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

O movimento Ocupa MinC RN está vinculado ao movimento nacional de ocupação dos prédios públicos representantes do Ministério da Cultura nas capitais brasileiras. Em menos de 48 horas a página facebook.com/ocupamincrn já obteve mais de 93 mil pessoas alcançadas, quase 1.200 curtidas, 35 mil pessoas envolvidas que curtiram ou compartilharam as publicações e aproximadamente 25 mil visualizações de vídeos.

PROGRAMAÇÃO QUINTA 19 DE MAIO
(aberta e sujeita a alterações conforme a organicidade do movimento)
14h Oficina de cartazes
17h Roda de capoeira
17h Aula de Ética e Comunicação com o professor Daniel Dantas
18h Sarau poético
19h Malabares e palhaços
20h Jam session
22h Oficina de percussão corporal com Danúbio Gomes

FOTO: Joanisa Prates

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dois =

ao topo