Orquestra potiguar representa América Latina em festival no Canadá

Sete músicos da Orquestra Funffec de Cordas (OFC), mantida pela Fundação Francisco Claudino, participam do Festival Internacional da Eurochestries, realizado entre os dias 14 e 25 de agosto, em Quebec, Canadá.

A orquestra se apresentará amanhã (16) na Igreja de St-Onésime-d’Ixworth, quarta (17) na   Igreja  de St-Gabriel-Lalemant e  Igreja de  Saint-Alexandre-de-Kamouraska,  e sexta-feira (19) na Igreja de Saint-Pascal.

O projeto de inclusão social através da música desenvolvido no município de Luiz Gomes ganhou destaque internacional a ponto de representar a América Latina em um festival voltado para jovens instrumentistas.

A formação conta com violinos, violas, violoncelos e baixos e apresenta um repertório de clássicos da Música Popular Brasileira e do cancioneiro latino-americano.

A OFC foi criada em 2013 a partir do Curso de Cordas Friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (Funffec) de Luís Gomes/RN.

Atualmente formada por 28 adolescentes, ela tem como finalidade incentivar a educação musical, intercâmbio cultural e o gosto pela música de concerto, na tentativa de formar plateias e divulgar trabalhos musicais da fundação.

O repertório apresentado no Canadá mostra a riqueza da música brasileira por meio de importantes compositores do nosso cenário musical, sobretudo da cultura nordestina.

Através de quatro concertos, o público canadense terá a oportunidade de ouvir a obra de Cláudio Santoro, Ernani Aguiar, Guerra Peixe, Clóvis Pereira, Astor Piazzolla, Luiz Gonzaga, Sivuca, Ewerton Luiz e Antônio José Madureira.

Viajaram à Quebec, Edivânia Almeida – Spalla , Lucas Natanael – Concertino , Gilberlandio da Silva , Joyce Aldaisa , Leandro Oliveira  (violinos), Marina Gabrielly  (viola),Letícia Fernandes  (violoncelo),  Andresa Laíze (contrabaixo) e Leandro Oliveira  (Condução e percussão;).

O convite para participar do festival canadense veio após uma apresentação do projeto no Congresso Internacional de Dirigentes da Eurochestries, em fevereiro, em Jerez De La Frontera, Espanha.

“Os representantes dos países gostaram e elogiaram o projeto e no mesmo encontro ficou decidido pelo conselho que representaríamos o Brasil e a América Latina no Festival Eurochestries no Canadá. É importante dizer que essa viagem só está sendo possível graças ao importante apoio do Governo do Estado”, comemorou o diretor musical Leandro Oliveira.

A Federação dos Festivais Internacionais de Orquestras Jovens (Eurochestries) é uma instituição com sede na França e tem como missão organizar festivais internacionais de orquestras de jovens para congregar a juventude musical de vários países, com a música no centro de um cosmopolitismo cultural.

A presença dos instrumentistas, que viajaram à América do Norte no último sábado (13) somente foi possível graças ao apoio do Governo do Estado, que bancou as passagens aéreas desde Natal até a cidade canadense.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo