Orquestra Sinfônica da UFRN faz concerto gratuito neste sábado (100

O 4º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN acontece neste sábado, dia 10 de novembro, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN. A apresentação, que marca a última da temporada 2012, vai contar com participações especialíssimas dos professores da EMUFRN Amandy Bandeira, clarinete; Cleber Campos, percussão; Fábio Presgrave, violoncelo; e Radegundis Feitosa, trompa. O repertório tem obras de Aaron Copland, A. Guimarães, Mozart e Tchaikovsky, e terá participação solo do aluno Saulo Oliveira no violoncelo, selecionado no início do ano de 2012 através do concurso Jovens Solistas, promovido pela OSUFRN. A apresentação é gratuita e começa às 20 horas.

A iniciativa do convite aos professores não foi à toa. Os quatro convidados emprestam à orquestra a oportunidade de trabalhar detalhadamente as ‘famílias’ dos instrumentos. Durante o concerto serão apresentadas peças com enfoque nas madeiras, percussão, cordas e metais. Um detalhe curioso é a partitura da peça de percussão que é gráfica, não utiliza pautas como as partituras convencionais, e será projetada no palco para que o público consiga observar a sua execução.

A Orquestra Sinfônica da UFRN vem, a cada concerto, se firmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e mais atuantes do Rio Grande do Norte. A orquestra é constituído por 60 músicos alunos dos cursos técnico, de graduação e de pós-graduação da Escola de Música. Sob a direção do Maestro André Muniz o grupo recebeu, em 2011, o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo. No ano de 2012, mantendo a parceria com o SESC, o grupo vem apresentando o aclamado show “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão”. Em dezembro, o grupo se desloca para São Paulo onde se apresenta no dia 11 junto a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, e nos dias 13, 14, 15 e 16 apresentam para o público paulista o show completo Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão, no SESC Vila Mariana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo