FOTOGRAFIA: Com os punhos fechados na vida real

As panorâmicas urbanas brasileiras são as mais bonitas do mundo, creio eu. Em VTs e fotografias somos imbatíveis, com a nossa exuberância tropical emprestando cor, forma e poética à arquitetura enlatada dos arranha-céus.

Se a verticalização é tendência irreversível, sobretudo em Natal, a segunda menor capital do país em área territorial, temos uma reserva estética na natureza que nos distingue das grandes cidades asiáticas, europeias e norte-americanas.

Talvez uma ou outra latino-americana, como Bogotá e Santiago, encravadas entre vales e montanhas, seja compatível. O restante é paisagem hi-tech ou o mais perfeito planejamento de onde se jogar concreto e ferragens.

Aqui o povo decidiu morar em meio a florestas, entre dunas, com coqueiro dando na varanda, ao largo de baías, alguns com corcovados no caminho.

Visto do alto, o trópico banana é sem rival.

O advogado Gustavo Ezequiel Fonseca é também fotografo amador. Há dois anos, “um vício” o pegou em cheio. Desde então, Natal e municípios vizinhos foram retratados com sua Nikon D7000, em técnicas de longa exposição – com filtros físicos na própria lente, de densidade neutra.

“Não é de Instagram, não”, ressalva o próprio, cujo perfil no aplicativo (@gustavoepfonseca) beira os 6.500 seguidores.

Além de registrar em High Dinamic Range (HDR), recurso usado para captar várias exposições com a máquina no mesmo ângulo, no tripé, para junta-las depois em uma só imagem – o que gera um efeito ultrarrealista.

Amizade com fotógrafos locais e de outros Estados provocaram um rápido aumento de simpatizantes de seu material nas redes sociais, o que ajudou na troca de informações traduzidas nas imagens a seguir.

Imagens de uma Natal romantizada, como todos nós queríamos. Imagens que seduzem pelo tanto de nostálgicas e fu-turísticas, pois sabemos que ela está escondida nas franjas de canteiros mal cuidados, do lixo que rola com a primeira brisa, do abandono de seu bairro-mor.

 

Natal_Areia Preta

Natal_Ponta Negra

Natal_Ponte Newton Navarro 2

Natal_Parque da Cidade

Natal_Ponta Negra 2

Natal_Rio Potengi 2

Natal_RIo Potengi

Natal_Candelária

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo