Os vencedores de Prêmio Webby

Na Época

O ator americano Jim Carrey, o crítico de cinema Roger Ebert, o cineasta David Lynch e até os muppets estão entre os vencedores do prêmio Webby, considerado o Oscar da internet, entregue ontem pela Academia Internacional de Ciências e Artes Digitais.

Com o Webby, a Academia homenageia todo ano pessoas que se destacaram em diversas atividades na internet. Um júri, composto neste ano por personalidades como Martha Stewart, David Bowie e Arianna Huffington, elegem os vencedores.

O prêmio de Pessoa do Ano na internet foi para o crítico de cinema e ganhador de um Pulitzer, Roger Ebert (foto), por seu blog no “Chicago Sun-Times” e pelas publicações na versão digital de dezenas de jornais dos Estados Unidos.

“Ebert elevou a marca do jornalismo on-line com seu mordaz e altamente popular blog”, que lhe rendeu “uma potente nova voz” (depois de um câncer o deixar sem fala) e com o qual atrai uma enorme audiência disposta a manter “inteligentes discussões sobre cinema, mídia, política e a própria vida”, afirma o júri.

O Webby da categoria Conquista de Toda a Vida foi concedido a Vinton Cerf, um dos pais da internet, para reconhecer a importância dos protocolos TCP/IP elaborados por ele para criar a estrutura básica de transmissão de dados pela rede.

A Melhor Atriz na internet foi a humorista Amy Poehler, muito conhecida nos EUA por sua participação no seriado “Saturday Night Life”, mas que nesta ocasião foi premiada por seu programa “Smart Girls in the Party”, dedicado a entrevistas para valorizar jovens garotas com grandes ambições.

O prêmio de Artista de Filme e Vídeo do Ano foi para o clipe “Here it goes again”, da banda de indie rock americana Ok Go. O vídeo já teve mais de 50 milhões de visitas.

O maior número de prêmios foi para o portal de humor College Humor e o New York Times, ambos com cinco prêmios, cada.

Os prêmios serão entregues em 14 de junho em cerimônia em Nova York, na qual existe a tradição de que os discursos de aceitação não podem ter mais de cinco palavras.

Os famosos personagens de televisão Muppets obtiveram quatro prêmios, entre eles o de Vídeo Mais ‘Contagioso’ por sua interpretação de “Bohemian Rapsody”, música da banda britânica Queen.

Entre outros vencedores estão os canais televisivos “National Geographic”, “CBS”, “Sundance” e “HBO” e a rede social Twitter.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =

ao topo