Com ou sem golpe legislativo, a luta não vai parar

Se não houver golpe legislativo, precisamos continuar nas ruas porque o fascismo já está implantado e a luta vai ser longa, dura e vai ser travada em todos os âmbitos da existência: não é só um combate de narrativas, mas pela transformação de atitudes, pela mudança de corações e mentes.

Se houver golpe legislativo, espero que haja greve geral em todos os setores, que o país inteiro pare por tempo indeterminado e o povo ocupe as praças, as ruas e os lugares do poder. Espero ver acampamentos permanentes, ocupações, paralisações florescer em cada rincão do Brasil. Espero ver as ruas inundadas de todas as cores e ressoando inúmeras melodias, ouvir o canto de infinitas vozes e que essas vozes não parem quando – e se – a legalidade constitucional for restabelecida, mas só quando todas as transformações profundas que ninguém fez sejam desencadeadas a partir de baixo.

Espero que a multidão insurgente só pare de ocupar as ruas, as praças, as redes digitais, as empresas, os palácios do poder quando tiverem sido iniciadas a reforma agrária, uma reforma profunda do sistema político, uma reforma tributária que taxe as grandes fortunas e faça os ricos contribuírem para o bem coletivo de maneira proporcional ao seu nível de renda, a demarcação de todas as terras indígenas, a desmilitarização da polícia, o reconhecimento legal do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, a criminalização da lgbtfobia, a legalização do aborto e das drogas e um longo etcétera.

Independentemente de se o impeachment sem bases legais passar ou não, que seria apenas uma das faces do golpe, o golpismo só não vai vencer quando o fascismo, o sequestro cotidiano da democracia – do qual todas as forças políticas do atual sistema representativo participam – for respondido com a reapropriação radicalmente não-violenta  do espaço, do tempo e da voz pelo povo.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP