Palma de Ouro sem favoritos

“La Princesse de Montpensier”, de Tavernier, bem contado para Palma

Por Ana Paula Sousa
FSP

Mais de metade do caminho do tapete vermelho foi percorrido. Mas o grande favorito ainda não desfilou pela Croisette.

O festival de Cannes entra, amanhã, em seu oitavo dia de competição sem um fortíssimo candidato à Palma de Ouro. Há, ainda, cinco longas-metragens a serem exibidos – o do cultuado diretor Apichatpong Weerasethakul incluído -, mas o fato é que, até aqui, mesmo os mais aplaudidos filmes passaram longe da unanimidade.

No quadro de cotações da revista “Le Film Français”, que anda debaixo do braço de todo mundo no Palais des Festivals, o filme mais bem avaliado é “Another Year”, de Mike Leigh.

O ótimo trabalho do diretor britânico recebeu seis Palmas, a cotação máxima da publicação.

“Biutiful”, de Alejandro González Iñárritu, ficou com cinco Palmas. Os outros dois títulos que mais agradaram a crítica francesa, responsável pelo quadro, foram “Des Hommes et des Dieux”, de Xavier Beauvois, e “Copie Conforme”, de Abbas Kiarostami.

Mas o que chama a atenção é que todos esses filmes tiveram, também, uma recepção morna por outra parte da crítica e da plateia.

Ao contrário do que costuma acontecer em outros anos, tampouco houve filmes vaiados. Nem mesmo “Outrage”, de Takeshi Kitano, ou “La Princesse de Montpensier”, de Bertrand Tavernier, dois dos mais fracos entre os selecionados para a mostra competitiva, despertaram a ira. Geraram, apenas, indiferença.

Os grandes assuntos de Cannes, curiosamente, parecem estar, nesta edição, fora da tela: a ausência de última hora de Godard, a greve de fome de Jafar Panahi e, até, a nova testemunha do caso Polanski.

Nada disso, porém, faz com que as salas fiquem menos lotadas ou com que os flashes brilhem menos. Das 8h30 da manhã, horário da primeira sessão, à 0h30, quando termina a última, o Palais é puro frenesi.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP