Pinacoteca será primeiro prédio histórico do RN a ter espaço para arte urbana

Está chegando o INarteurbana 2016\2017, projeto sociocultural e transdisciplinar, que acontecerá em agosto em Natal. A primeira parte do nosso projeto será uma exposição de arte urbana, cujas obras serão expostas na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte-Palácio da Cultura. Todos os artistas estão convidados para a convocatória da exposição, marcada para o período de 25 de agosto a 30 de setembro.

A Pinacoteca é o primeiro prédio histórico da capital do Rio Grande do Norte a ter um espaço destinado ao grafite e a arte urbana.

Os interessados a participar, podendo ser brasileiros ou estrangeiros, deverão enviar portfólio ou um currículo resumido e pelo menos 3 fotografias com resolução de 300dpi de trabalhos recentes para o e-mail inarteurbana@gmail.com até o dia 15 de julho.

Uma comissão selecionará até 10 participantes. O projeto não se responsabiliza por passagens nem estadia de artistas selecionados residentes em outra cidade.

O INarteurbana 2016\2017 é um projeto de arte e cultura urbana transdisciplinar composto de ações que incentivam a inclusão e interação coletiva. A intenção é promover um intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. Além de Natal, o evento também acontecerá em Areia Branca (RN) e na comuna de Créteil (França).

Uma das artistas francesas convidadas será Mademoiselle Maurice, conhecida por realizar uma intervenção artística com origamis e materiais aproveitados. Em Natal, Maurice realizará uma atividade com as crianças de uma escola do Passo da Pátria.

Esse intercâmbio entre França e Brasil contribuiu para que os grafiteiros potiguares Arbus e Pok, que participaram da exposição do INarteurbana 2015, fossem convidados para divulgarem suas atividades no projeto “9168 – Paris-Rio”, no qual acontecerá na capital francesa em setembro deste ano.

Exposição de grafitti, criação de escultura como equipamento de convivência em comunidade, mostra de filme de arte urbana, oficinas de artes visuais, realização de painéis de graffiti nas ruas da cidade são vivências propostas pelo projeto para o enriquecimento do espaço público de sociabilidade e desenvolvimento territorial de zonas periféricas no Estado do RN.

Outras fases do INarteurbana serão divulgadas em breve. O projeto é realizado pela Pixo (Association franco-brésilienne d’art urbain) e Casa Vermelha – Ponto de cultura e residência artística. Além disso, conta com a parceria da Fondation Air France e da Aliança Francesa e com o apoio da Fundação José Augusto (FJA).

Fotos/Arte: Arthur Gori

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP