Pipa receberá nesta sexta e sábado mostra com 14 filmes e outros 10 para a criançada!

As noites serão cinematográficas na praia da Pipa neste próximo final de semana, e não é só pela beleza inconteste da lua cheia sob o mar do litoral sul… Sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, acontece o LUAU.CINEPIPA, com apresentação da mostra do Dia Internacional da Animação, produções nacionais e internacionais de curtas-metragens de animação. Os filmes serão exibidos à beira-mar, no TRAILER BEACH, o mais novo ponto de encontro da Pipa, vizinho ao deck, na praia do Centro.

Após a realização das mostras, haverá apresentações musicais com Ras Barack e DJ Camarão, no primeiro dia, e Peixinho & Cia, no sábado, sempre a partir das 22h. Detalhe: o acesso é totalmente gratuito.

O projeto Luau.CinePipa é uma parceria da Casa de Produção e Trailer Beach, com apoio da Tela Viva e do Projeto Afeto – que cuida de crianças com algum tipo de deficiência física, da Pipa e proximidades. E os organizadores garantem que a iniciativa vem para ficar! A proposta é apresentar sempre uma programação diversificada e dinâmica, contemplando vários tipos de linguagens e temáticas. Nas próximas edições estão previstas mostras de curtas-metragens potiguares e, na sequência, mostra de longas-metragens.

Há também uma vertente socioeducativa na proposta do Luau.CinePipa que visa contemplar a comunidade da praia de Pipa, bem como de outras localidades vizinhas, com mostras exclusivas em escolas, seguidas de palestras e debates, visando a inclusão social através da força transformadora da Cultura. Para o próximo Dia das Crianças estão programadas ações nesse sentido.

Apesar de ser gratuito, o projeto indica, a quem puder, levar um quilo de alimento não perecível. A campanha de arrecadação se destina ao Projeto Afeto, voltado para a inclusão social e qualidade de vida da comunidade local, apoiado por voluntários e colaboradores.

A Mostra do Dia Internacional da Animação é realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, com produções nacionais e de vários países. Além delas, as noites do Lual.CinePipa serão abertas por uma mostra dedicada ao público infantil.

Pois é, o LUAL.CINEPIPA é um acontecimento volta para todos; comunidade, moradores, visitantes, turistas, você! Afinal não é sempre que dá para curtir cinema com o pé na areia e sob a luz da lua cheia.

Confira a programação, aproveita e relaxa!

PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS

Mostra Nacional

> O ÁTOMO BRINCALHÃO
Dir. Roberto Miller
1961 – Desenho sobre película – 03’47”- São Paulo/SP

Um átomo é lançado ao espaço. Em órbita descobre que é uma figura alegre e brinca até desintegrar-se. Roberto Miller desenhou durante 3 anos diretamente sobre os fotogramas, utilizando 10 vidros de tinta plástica especial, 50 vidros de tinta nanking colorida e 500 metros de película virgem.

> ED
Dir. Gabriel Garcia
2013 – 3D – 13’56” – Porto Alegre/RS

Conheça a extraordinária vida de Ed. Cinquenta anos de uma trajetória inesquecível. Muitos amores, aventuras e histórias marcantes. O que ninguém imagina é o porque Ed quer acabar com tudo isso.

> OCCUPATION: ANIMATOR
Dir. Bruna Berford
2013 – Stop Motion – 02’20” – Rio de Janeiro/RJ

Animação não é só mover as coisas de lugar. É muito mais que isso. São noites em claro, frustrações, vontade de desistir, estudos, tentativas e erros. Horas e horas de trabalho pra atingir ?O momento mágico?. Occupation: Animator é um curta metragem que explica um pouco desse incrível e trabalhoso mundo de quem faz a magia acontecer. Seja bem vindo ao clube, animador!

> CASTILLO Y EL ARMADO
Dir. Pedro Harres
2014 – 2D Digital – 13’41” – Porto Alegre/RS

Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

> LOS ROSALES
Dir. Daniel Ferreira
2014 – Stop Motion – 09’32” – Belo Horizonte/MG

Um robô solitário está preso em uma vida repetitiva, girando engrenagens para produzir seu único meio de sobrevivência ? até encontrar outro meio para alimentar seu coração.

> FAROESTE: UM AUTÊNTICO WESTERN
Dir. Wesley Rodrigues
2013 – 2D Digital – 18’25” – Goiânia-GO

Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

———-

Mostra Internacional

> LAZNIA
Dir. Tomek Ducki
2013 – 2D – 04’00” – Polônia

Duas nadadoras veteranas e encontram nos banhos públicos para a sua sessão de natação ritual. Desta vez, eles estão mergulhando mais fundo do que o habitual.

> CHOIR TOUR
Dir. Edmunds Jansons
2012 – 2D – 05’16” – Letônia

Um coral de crianças mundialmente famoso sai em turnê. Nas mãos de seu severo maestro são um instrumento musical obediente. Mas deixados sozinhos sem supervisão, eles são apenas crianças brincalhonas.

> GLAD
Dir. Petra Zlonoga
2014 – 2D – 06’09” – Croácia

Tudo o que está vivo está fome; a semente está com fome de luz, o pássaro está com fome para o vôo, os seres humanos estão com fome para o toque do outro. A semente do desejo cresce no que nos alimenta.

> THE BIGGER PICTURE
Dir. Daisy Jacobs
2014 – Stop Motion – 07’00” – Inglaterra

As tensões surgem entre dois irmãos conforme sua mãe idosa requer mais cuidados. Para a animação foi feita a combinação de pinturas em 2D com modelagem 3D em tamanho natural, animados em um set de tamanho real.

> CHOREOGRAPHY FOR COPY MACHINE
Dir. Chel White
1991 – 2D e Fotocópia – 03’36” – EUA

O curta-metragem foi criado usando uma fotocopiadora real, conseguindo o seu próprio ritmo estético e mecânico visual. O filme é considerado um marco no mundo da animação experimental e é mostrado em cursos de animação de todo o mundo.

> WIND
Dir. Robert Lobel
2013 – 2D – 03’49” – Alemanha

O curta fala sobre a vida diária das pessoas que vivem em uma área ventosa que parecem impotentes e expostos ao clima. No entanto, os habitantes aprenderam a lidar com a sua condição. O vento cria um sistema natural para a vida.

> SYMPHONIE N. 42
Dir. Reka Bucsi
2014 – 2D – 09’00” – Alemanha

Os pequenos eventos, entrelaçados por associações, expressam a coerência irracional de nosso entorno. As situações surreais são baseadas nas interações entre seres humanos e natureza.

> PADRE
Dir. Santiago Bou Grasso
2013 – Stop Motion – 12’00” – Argentina

Dia após dia, a filha de um militar doente se dedica incessantemente a cuidar de seu pai. A ditadura chega ao seu fim na Argentina, mas não na vida desta mulher.

————-

Mostra Infantil

> MISS E GRUBS
Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura
2015 – 2D – 09’52” – São Paulo/SP

Era uma vez, em uma Floresta Escura onde nem um raio de luz, nem de amor, conseguiram penetrar. Uma roedorazinha perfeita que vivia perfeitamente solitária em uma perfeita casa-ovo, na qual tudo se encaixava e funcionava perfeitamente bem. Um dia, porém, sua fonte de energia se esgota. E então, Miss precisa se expor aos perigos selvagens da escuridão para encontrar o que lhe falta.

> Voa João VOA JOÃO
Dir. Humberto Avelar
2014 – 2D – 04’46” – Rio de Janeiro/RJ

A entrada na escola é um marco na vida de qualquer criança. Na animação Voa, João acompanhamos as peripécias de um pequenino João de Barro, que precisa deixar a proteção do seu ninho e aprender a voar com as próprias asas, superando seus medos e limites, conquistando seu lugar no mundo.

> NÃO SEJA QUADRADO
Dir. Isaac Braz
2015 – Digital 2D/3D – 01’56” – Belém/PA

Sem poder pular ou rolar, o quadrado não pode sair para brincar.

> MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Dir. Diego Lopes e Claudio Bitencourt
2014 – 2D – 07’22” – Curitiba/PR

O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.

> KidChup_Site KID CHUP
Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn
2015 – Stop Motion – 02’24” – São Paulo/SP

Kidchup, o tomate mais rápido do oeste, deve derrotar os lixos malvados para salvar sua amada Rabaneide.

> Batalha_das_Mascaras_Site BATALHA DE MÁSCARAS
Dir. Iuri Araújo
2014 – 2D Tradicional Digital – 02’35” – Goiânia-GO

Em uma pequena cidade do interior do Brasil, acontece uma festa folclórica que retrata as lutas entre mouros e cristãos. Batalha das Máscaras mostra as origens dessa história na Europa e como ela chegou até o Brasil, mudando a vida de muitas pessoas que vivem hoje na cidade de Pirenópolis, interior do estado de Goiás.

> HUGO, O MONSTRO
Dir. Humberto Avelar
2014 – 2D – 04’10” – Rio de Janeiro/RJ

Hugo é um monstro que mora em baixo de uma cama. Porém, Hugo tem um problema. Ele não assusta ninguém. Na verdade, ele tem medo de uma criatura desconhecida, maior e mais assustadora, que vive em cima da sua cama. Será que Hugo vai conseguir enfrentar os seus medos? E afinal quem será o terrível monstro que mora em cima da cama?

> O FIM É O COMEÇO
Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz
2015 – Stop Motion – 04’41” – São Paulo/SP

Em meio à luta por espaço entre diferentes tipos de arte urbana, personagem de graffiti percorre seu caminho até se ver em um museu.

> AS PINTAS DE JUNIOR
Dir. Humberto Avelar
2014 – 2D – 03’13” – Rio de Janeiro/RJ

A animação As Pintas do Júnior aborda o medo de ir ao médico que muitas crianças sentem ao acordar um dia com sintomas de alguma doença. Como lidar com os temores e os sentimentos despertados por aquele ambiente desconhecido dos consultórios médicos?

> TÊNIS DA HORA
Dir. Thomas Larson
2015 – 2D – 11’32” – Ribeirão Preto/SP

O baile está bombando e Duartson se prepara para o tão esperado encontro com Cicinha, a garota que mexe com seu coração. Mas uma visita inesperada de Toninho, seu amigo aspirante a funkeiro, muda o rumo da noite. Entre beat boxes, funks e sonhos com Cicinha, Duartson se envolve em uma enrascada com o cara mais mal encarado da comunidade. Baseado no conto ?A Chinela Turca?, o curta traz para os dias de hoje a história escrita por Machado de Assis no século XIX.

Filmes:

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP