[PODCAST] Música Viva: “Mulheres Compositoras”

A história de luta contra o preconceito e o modelo patriarcal das sociedades ocidentais começou no século XII, com a primeira compositora que se tem notícia, a monja beneditina alemã Hildergard von Bingen (1098-1179), uma mulher revolucionária, também poeta e com escritos relevantes em teologia, medicina e história natural.

Compor música era vista como atividade masculina, porém, o número de mulheres que hoje seguem carreira na composição é significativo e a proporção cresce a cada ano, em comparação com os homens. Ouviremos vozes criativas femininas, desde a Idade Média, passando pelo Barroco, Romantismo e século 20.

A veiculação dos podcasts é uma parceria entre Substantivo Plural, projeto Música Viva e a Escola de Música da UFRN. Eles foram originalmente veiculados na FM Universitária, entre 2006 e 2014.

Carioca residente em Natal desde os 11 anos de idade, é professor da Escola de Música da UFRN desde 1998 e doutor em música pela UNIRIO, além de compositor, violonista e guitarrista. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo