[PODCAST] Música Viva: “Oratório de Natal”, de J. S. Bach

Olá, amigo ouvinte do Música Viva. Aproveitando a ocasião do Natal, teremos hoje um repertório inteiramente dedicado à celebração da data. Trata-se de uma obra apenas, o Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, composto no ano de 1734, na cidade alemã de Leipzig.

O Oratório é um gênero musical de forte relação com a ópera, embora ambos apresentem diferenças importantes. Uma ópera é basicamente uma história contada através da música, com atuação cênica, figurinos e cenários: uma espécie de teatro musical, mas sendo que a música tem uma importância central. No oratório, essa história tem um tema sacro e a encenação fica reduzida ao mínimo necessário. Não há cenários nem figurinos.

A veiculação dos podcasts é uma parceria entre Substantivo Plural, projeto Música Viva e a Escola de Música da UFRN. Eles foram originalmente veiculados na FM Universitária, entre 2006 e 2014.

Carioca residente em Natal desde os 11 anos de idade, é professor da Escola de Música da UFRN desde 1998 e doutor em música pela UNIRIO, além de compositor, violonista e guitarrista. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo