Por um Sindicato dos Jornalistas combativo e antenado com a realidade
Na foto, Rudson, Anna Paula, eu e Iano
Muito tempo depois, volto a fazer parte de uma chapa para o Sindicato dos Jornalistas do RN, onde já exerci os cargos de vice-presidente e membro da comissão de ética. Uma turma nova, cheia de idealismo e vontade de trabalhar e a identificação política com a maioria dos integrantes, convenceram-me a participar. Mais uma vez sou honrado com o convite para integrar a comissão de ética, onde espero poder contribuir com minha experiência profissional e de vida.
Os desafios para a categoria, que nunca foram pequenos no estado, agigantaram-se nos últimos anos, com o enxugamento das redações e fechamento de vários jornais impressos importantes em Natal e Mossoró. As tentativas de migração do jornalismo impresso local para a internet ainda não deram os resultados esperados. Alguns poucos portais resistem e lutam para viabilizar-se financeiramente.
A fórmula para garantir essa sobrevivência ainda não foi descoberta. Esta busca é o santo graal do jornalismo contemporâneo. Até agora, não se descobriu ainda como garantir a sustentabilidade dos veículos. Enquanto isso, o desemprego avança rapidamente entre a categoria, apesar do piso pago no Rio Grande do Norte ser um dos mais baixos do Brasil.
As ameaças à profissão são muitas, complexas, e vem de todo lado. É o caso da internet, que abriu espaço para temerários empreendedores. Com seus blogs, sites, programas de rádio e tv, esses camelôs de notícias levam as noções e conceito de jornalismo a um patamar jamais alcançado. Paralisados e indignados, velhos e novos jornalistas de formação assistem a tudo sem saber o que fazer.
Nesse contexto complicadíssimo, precisamos de um sindicato combativo e antenado com nossa realidade corporativa e a do país, que possa oferecer – ou pelo menos tentar – respostas e saídas para a crise que se abateu sobre todos nós. Por acreditar que isso é possível é que aceitei fazer parte da chapa 2, “Reaja, Jornalista!”, encabeçada pela jornalista Anna Paula Andrade. Sinto-me bem e representado por esse grupo, que inclui alguns amigos de velhos carnavais. Peço que a categoria preste atenção nos nomes e nas propostas e reflita antes de decidir em qual chapa vai votar.
Chapa 2 – Reaja, jornalista!
Em defesa da valorização profissional e da liberdade de expressão
Presidente
Anna Paula Andrade
Sec Geral
Alex Regis
Adm e Finanças
Ana Paula Costa
Interior
Paiva Rebouças
Comunicação e Cultura
Cleo Lima
Lenilton Lima
Formação e Mobilizaçao
Anderson Barbosa
Aldair Dantas
Conselho Fiscal
Iano Flávio
Marcos Bezerra
Conselho de Ética
Tácito Costa
Raí Lopes
Rafael Duarte
Buca Dantas
Rudson Soares
Comentários