Prefeitura desiste de FestNatal 2015, mas garante edição 2016 com pré-lançamento este ano no Teatro Riachuelo

Não será este ano o retorno do mais tradicional festival de cinema do Nordeste. O FestNatal dependia do patrocínio da Prefeitura de Natal, via secretaria de Turismo, mas hoje o titular da pasta, Fred Queiroz, ratificou a impossibilidade de o executivo municipal arcar com mais este evento na programação do Natal em Natal.

O momento é de crise financeira. E se para outros projetos este blog sugeriu mais sensibilidade para entender a situação atual, não seria por estar envolvido com este que criticaria a atitude municipal. Até porque a política de balcão está ultrapassada. O projeto do FestNatal precisava estar inserido em leis de incentivo.

Aliás, essa é a proposta para 2016. E se em 2015 não foi possível, Fred Queiroz garantiu a vinda de quatro artistas nacionais para um pré-lançamento do FestNatal 2016 ainda este ano. O local dessa festa deverá ser o Teatro Riachuelo, em 18 de novembro (estava agendado para 19). E agora deve abrir a festa de entrega do Troféu Cultura.

Valério de Andrade, idealizador do evento, viajará ao Rio de Janeiro para convidar esses quatro nomes do cinema nacional, que além de participarem do pré-lançamento da edição 2016, também serão homenageados. A prefeitura também disponibilizará uma produtora de vídeo para iniciar a campanha de divulgação do Festival.

Inserido nas leis de incentivo, a captação privada, com ajuda da Prefeitura e ainda do coordenador do Festival, Toinho Silveira, se torna muito viável. E com algumas reformulações necessárias à programação, a 30ª edição tem tudo para recolocar o FestNatal como um dos principais festivais de audiovisual do Nordeste.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 20 =

ao topo