Prefeitura lança “Natal em Natal”

dacio

A Prefeitura de Natal lançou hoje (29) de manhã o Natal em Natal, que terá a seguinte programação: Festival Literário de Natal e a Feira Literária, que ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro; o Festival Cine Natal (4/11 a 7/12); o Natal em Cena (12, 13, 14, 19, 20 e 21/12) e os shows do Auto de Natal, destacando as apresentações de Roberta Sá (13/12 – Mirassol), Elba Ramalho (14/12 – Zona Norte), Zeca Baleiro (20/12 – Mirassol) e Fagner (21/12 – Zona Norte), que serão antecedidos por artistas locais.

Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo lembrou que enviará em novembro à Câmara Municipal o projeto de reforma administrativa, a qual se insere a criação da Secretaria Municipal de Cultura, que se juntará à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

A apresentação do Natal em Natal foi feita pelo presidente da Capitania das Artes, Dácio Galvão. Conforme o gestor, serão desenvolvidos 24 projetos entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, culminando com a Festa de Santos Reis, no dia 6 de janeiro. Galvão informou que o orçamento total do Natal em Natal é em torno de R$ 3 milhões, graças as parcerias estabelecidas com a iniciativa privada.

Ele disse que o grande destaque do Natal em Natal é o conceito da diversidade cultural que colocará lado a lado, por exemplo, Milton Hatoum e Caetano Veloso, e os cantadores e violeiros Ivanildo Vilanova e Pedro Bandeira. Destacou também a pluralidade do evento e os editais que, de acordo com ele, estão em consonância com o Conselho Nacional de Cultura. “Isto vai evitar a descontinuidade do evento. Os artistas a cada edição vão se apropriar do Natal em Natal”, afirmou.

salem A presença de artistas, escritores, jornalistas, produtores culturais, além da escritora portuguesa, radicada no Brasil, Tatiana Salem Levy, e do escritor angolano José Eduardo Agualusa, que fazem residência literária em Natal a convite da Prefeitura, conferiu importância ao evento.

Convidado para participar da mesa redonda “Literatura e erotismo”, dentro do Festival Literário, o poeta Livio Oliveira enfatizou a excelência da programação, destacando o ressurgimento do Natal em Natal, como força cultural: “O evento marca a cidade. Este retorno é imprescindível para que a marca se estabeleça de vez. A cidade merece. Há uma esperança maior. O Natal em Natal é um marco importante”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo