Procurando Susy

Brilhante a Aula Magna com físico David Gross. Assisti sentado no chão (sem fone de tradução) em um auditório lotado. Muitos estudantes com o fone de ouvido para receber a tradução simultânea. Não sei como foi a audição para alem das falhas de sons e outras na pronuncia das palavras ( por parte do cerimonial): Nobel, Havard, etc

O David fez uma ampla varredura na história do universo físico, desde o inicio até os dias atuais com suas conquistas e desafios.

A ignorância faz parte. Conhecemos e desconhecemos mais ainda do Universo que se formou a 16 bi de anos. O Universo está expandindo e acelerado. Para onde evolui e como iniciou ninguém sabe direito ainda.
96 % do universo é formado de energia e matéria escura.

Os Gregos tinham pavor ao vácuo. No vácuo, pode está a reposta para alguns questionamentos da ciência moderna. Estudos de flutuações quânticas do vácuo e partículas virtuais pode ajudar na decifração do enigma da matéria escura.

A teoria das supercordas com suas múltiplas dimensões e a procura por uma supersimetria (SUSY) pode ajudar na decifração dos enigmas do universo. Todas as partículas vibram de forma diferente por uma supercorda.

Os grandes princípios de conservação da física estão relacionados com algum tipo de simetria.

Novos materiais são descobertos, tipo o Grafeno. O componente quântico com um controle maior dos experimentos é necessário.

A física é importante para compreender o universo e para responder essas perguntas?

SIM. SIM

Brilhante aula no dia primeiro de abril, digna das maiores universidades do globo.

Esta de parabéns a UFRN e os organizadores desse importante evento que abre com chave de ouro o ano letivo da nossa universidade.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + nove =

ao topo