Projeto para estimular leitura nas escolas será lançado nesta segunda-feira

Apresentar a arte milenar da contação de histórias, incentivar a leitura e aproximar as crianças do universo dos contos tradicionais brasileiros. Esses são os objetivos do projeto Estação Criança, que será lançado na segunda-feira, dia 30 de maio de 2016, às 8h30 na sede do grupo, localizada no TECESol, em Neópolis. O projeto é uma realização do Grupo Estação de Teatro, com patrocínio da Cosern, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e conta com a produção da Mapa Realizações Culturais.

KIT ESTAÇÃO CRIANÇA
O projeto doará ao acervo das escolas da rede pública de ensino o Kit Estação Criança, composto por um CD duplo com histórias e canções populares e autorais que integram o repertório dos espetáculos de contação de histórias do grupo, visando o desenvolvimento de atividades educativas; e a Caixa Cascudo de Histórias contendo uma coleção de cartas ilustradas resumindo 20 contos populares colhidos pelo pesquisador da cultura popular brasileira Luís da Câmara Cascudo. O kit será distribuído para diversas escolas da rede de ensino pública de Natal.

APRESENTAÇÕES TEATRAIS
O projeto Estação Criança contempla uma temporada de oito apresentações dos espetáculos infantis ?Estação dos Contos” e ?Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada? para crianças de escolas da rede pública de Natal. As apresentações acontecerão nos dias 01, 02, 08 e 09 de junho, com sessões às 9h e 14h30, no Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

INCENTIVO À CULTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O Estação Criança é um projeto cultural do Grupo Estação de Teatro, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e contemplado no Programa de Patrocínios Cosern 2015. A Cosern investe em diversas iniciativas de reconhecido mérito sociocultural e ambiental, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, como elemento de integração da empresa com a sociedade e de contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. Baseada no respeito aos costumes e culturas locais, no desenvolvimento da educação e na disseminação de valores socioambientais, a empresa seleciona projetos que tenham como característica a promoção da cultura e o desenvolvimento econômico e social de comunidades inseridas na sua área de atuação.

“Se o desenvolvimento de uma sociedade implica também no estímulo à imaginação e autonomia, bem como o conhecimento de sua cultura, devemos permitir que o sujeito se identifique em sua história, língua, estado e país, se enraíze e se sinta apto a exercer os seus direitos e deveres cívicos. A parceria entre iniciativas privadas e públicas para o desenvolvimento dos grupos agentes de arte e cultura se torna fundamental nesse ponto.”, comenta Nara Kelly, coordenadora do projeto e atriz do Grupo Estação.

OS ESPETÁCULOS

Estação dos Contos | Teaser
Estação dos Contos é um espetáculo de contação de histórias com muitas músicas e brincadeiras populares. As histórias de tradição popular Brinquinhos de Ouro, O céu de estrelas e O caso do Bolinho são intercaladas com músicas originais, especialmente compostas para o espetáculo, além de músicas do cancioneiro infantil. Já as brincadeiras populares como Boca de Forno, Se eu digo sim, você diz não, Bambu e Adivinhas garantem a diversão da criançada. É um dos primeiros espetáculos de contação de histórias do grupo, tem direção de Rogério Ferraz, e texto criado pelo grupo a partir de histórias, músicas e brincadeiras populares. Classificação: Livre.

Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada | Teaser
Espetáculo músico-teatral que envolve em um só momento lúdico, a contação de histórias e a cultura popular centrada nos temas da fauna nordestina e da música de rabeca. As músicas compostas por Caio Padilha são homenagens à cultura nordestina e aos grandes mestres da música regional como Luiz Gonzaga, Elino Julião, Antônio Nóbrega e Antônio Francisco.

GRUPO ESTAÇÃO DE TEATRO | Teaser Institucional
O Grupo Estação de Teatro (Natal/RN) atua profissionalmente no cenário teatral com quatro espetáculos em seu repertório: ?Guerra, Formigas e Palhaços?, ?Estação dos Contos?, ?Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada? e ?Quintal de Luís?. Todos eles têm forte pesquisa musical e são comprometidos com o incentivo à leitura, através da contação de histórias e da valorização da cultura popular. A trajetória do grupo, que iniciou em 2009, conta com Prêmios e Projetos importantes do cenário nacional: Palco Giratório Sesc 2015 – turnê em 18 estados do Brasil; Programa de Patrocínios Cosern Cultural 2015; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 e Programa BNB de Cultura 2010.

SERVIÇO

Estação Criança | Lançamento do projeto
Segunda, 30 de maio, às 8h30, na sede do Grupo Estação de Teatro
Local: TECESol – rua Governador Valadares, s/n, Neópolis

Estação Criança | Apresentações teatrais – sessões às 9h e 14h30
Estação dos Contos – dias 01 e 02 de junho
Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada – dias 08 e 09 de junho
Local: Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Rua Prefeito Omar O’grady, 8080, Candelária, Natal – RN
Informações: Nara Kelly (84) 996-945-746

FOTO: JOANISA PRATES

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − cinco =

ao topo