Projeto Sonora Brasil revela o som das Violas em Concerto

O público potiguar terá mais uma oportunidade de apreciar boa música de forma gratuita.

É o Projeto Sonora Brasil Sesc, difusor do som das violas em suas mais diversas vertentes, verdadeiro mergulho na cultura brasileira.

Desta vez, as violas em concerto serão apresentadas em Mossoró, Caicó e Natal entre os dias 21 e 23 de agosto, com espetáculos dentro da Mostra Sesc de Arte e Cultura, promovida durante todo o mês de agosto.

O carioca Marcus Ferrer e o paulistano radicado no Paraná, Fernando Deghi (foto), apresentarão a viola no ambiente de concerto em um repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música.

Até chegar aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico.

As apresentações começam por Mossoró, no domingo (21), a partir das 11h, no auditório do Sesc.

Na segunda-feira (22) a dupla segue para Caicó, onde toca no Salão Nobre da Antiga Prefeitura de Caicó, a partir das 19h30.

A pequena turnê pelo estado termina na terça-feira (23), em concerto realizado a partir das 19h, no auditório do Sesc Cidade Alta em Natal.

Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos poder ser retirados uma hora antes das apresentações.

Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil é uma das mais importantes ações de difusão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais.

São escolhidos bianualmente dois temas relevantes para o resgate da cultura musical do país, sendo quatro grupos por temática.

Esses grupos circulam com seu concerto por dois anos, percorrendo todos os estados do Brasil e realizando cerca de cem apresentações.

Todas as apresentações são acústicas e tem como enfoque o desenvolvimento da cultura musical brasileira em todos os seus aspectos, do popular, ao regional, histórico e erudito.

Em sua 18ª edição, o projeto apresentou os temas Sonoros Ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Em 2015, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste.

Em 2016, na 19ª edição, inverte-se a ordem das apresentações para que todos os grupos concluam o circuito nacional.

19ª edição do Sonora Brasil Sesc 

Mossoró

Dia 21 de agosto (domingo), às 11h, no Sesc Mossoró (auditório do CineSesc)

Caicó

Dia 22 de agosto (segunda), às 19h30, no Salão Nobre da Antiga Prefeitura de Caicó

Natal

Dia 23 de agosto (terça-feira), às 19h, no Auditório Sesc Cidade Alta

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP