Caravana de Escritores Potiguares retorna esta semana

A Caravana de Escritores Potiguares retoma sua agenda em 2017 e inicia palestras em São Bento do Trairi e Parnamirim

Parnamirim e São Bento do Trairi recebem Caravana de Escritores Potiguares, projeto que oferece palestras, intervenções, recitações, além de sorteios e doações de livros

Depois de um período de recesso, em decorrência das férias escolares e das festividades de fim de ano, a Caravana de Escritores Potiguares retoma a temporada 2016/17, com edições programadas para São Bento do Trairi e Parnamirim.

No município da Borborema Potiguar, o evento reúne alunos e professores na Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, nesta terça (21), às 13 horas.

Já, em Parnamirim, a edição acontece amanhã (22), no Auditório do Centro Administrativo, no bairro Cohabinal, em duas sessões (manhã às 7h30 e tarde às 13h30), com atividades voltadas exclusivamente para professores.

Isso porque a programação desenvolvida conjuntamente com a secretaria de educação parnamirinense busca reunir todos os mediadores de leitura lotados nas bibliotecas escolares da rede pública municipal de ensino.

Motivação

Segundo a professora Angélica Vitalino, coordenadora do Projeto “Rio de Leitura”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Parnamirim, a passagem da Caravana de Escritores pelo município metropolitano terá grande importância para motivar os professores.

Angélica lembra que Parnamirim já alcançou a meta estipulada pela lei federal nº 12.244/2010, que determina a universalização das bibliotecas escolares até 2020, e que, em decorrência, todas as 51 escolas de Ensino Fundamental I e II já possuem bibliotecas.

Além disso, conforme preconiza a lei municipal nº 1.563/2011, que cria a Política Municipal de Promoção da Leitura Literária, Angélica Vitalino ressalta que todas as unidades também já possuem profissionais responsáveis por planejar e executar atividades de mediação de leitura.

Encontros com autores importantes

Contando com palestras, intervenções e recitações, além de sorteios e doações de livros, os encontros da Caravana, geralmente, reúnem autores, alunos e professores, proporcionando situações de interação diretamente nas comunidades escolares.

Na edição de terça-feira, em São Bento do Trairi, a Caravana será integrada por Alfredo Neves, Manoel Onofre Jr, Oreny Júnior e Thiago Gonzaga. Já, na quarta-feira, 22, em Parnamirim, a comitiva será formada por dois grupos.

No turno matutino, estarão presentes Alfredo Neves, Aluizio Matias, Cleudivan Janio, Dancley Fernandes, Drika Duarte, Francisco Martins, José de Castro, Oreny Junior e Thiago Gonzaga. No período da tarde, participam Beatriz Madruga, Carlos Fialho, Edson Soares, João Andrade, Marcio Benjamin, Manoel Onofre Jr e Thiago Gonzaga.

Patrocinada pela Cosern, por intermédio da Lei Estadual “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura, a Caravana de Escritores Potiguares é um projeto que promove a leitura, a literatura e divulga a produção literária norte-rio-grandense.

Caravana de Escritores Potiguares

Terça-feira (21/02) às 13h00: São Bento do Trairi (Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva)

Quarta-feira (22/02) às 7h30 e às 13h30: Parnamirim (Auditório do Centro Administrativo Agnelo Alves/ Rua Castor Vieira Regis, 50, Cohabinal)

Jornalista formada pela UFRN desde 2000. Trabalhou em veículos como Diário de Natal, Mult TV!, Novo Jornal, Tribuna do Norte e em assessorias de comunicação e imprensa política durante muitos anos. Em 2013 lançou pelo Caravela Selo Cultural o ensaio biográfico, "Navarro - um anjo feito sereno", editado em 2014 pela Edufrn. Atualmente é jornalista free-lancer. Fanpage: bichoesquisito; insta @bicho_esquisito [ Ver todos os artigos ]

Comments

There are 2 comments for this article
  1. thiago gonzaga 23 de Fevereiro de 2017 9:28

    Amigos, muito obg pelo apoio.
    Extremamente importante para divulgarmos nossa cultura literária.
    Um abraço

  2. Conrado Carlos
    Conrado Carlos 23 de Fevereiro de 2017 10:44

    Valeu, Thiago!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP