Que cerveja é essa? Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel

Hallo!
Que bom nos encontrarmos esta semana por aqui.
Significa que sobrevivemos ao mês da Oktoberfest!
E para encerrar o especial desta nossa coluna, hoje falaremos dos números da mãe de todas as festas: a edição de Munique do glorioso evento cervejeiro.
Já conversamos sobre essa ser uma festa enorme, provavelmente a maior festa popular do planeta.
Mas talvez o confrade ainda não tenha uma noção de quão enorme ela é!
Então, deixe a conta conosco e aproveite para fazer um refil na sua caneca enquanto ainda estamos com pique!
Espaço
Durante os 17 dias da Oktoberfest alemã, cerca de 7.200.000 bêbados visitantes ocuparam uma área de 103,78 hectares – o que corresponde a aproximadamente 420.000 m2.
Nesse ambiente, quando a cerveja batia no juízo e não dava para ficar em pé, eles tinham acesso a 100.000 assentos, distribuídos entre 14 grandes tendas e 20 pequenas tendas.
Gastronomia
E essa turma passou muito bem, obrigado!
Até o último dia foram consumidos 549.899 frangos, 280.450 linguiças, 75.456 joelhos de porco, 44.320 quilos de peixe, 116 bois e 57 vitelos.
Bebidas
Mas os números realmente impressionantes, confrade, começam agora.
Foram quase 7.000.000 de litros de cerveja (Sete. Milhões. De litros. De cerveja!), 94.795 litros de vinho, 42.526 litros de espumante, quase 300.000 litros de café e chá e 1.130.701 litros de água e suco de limão.
Ou seja: a galera bávara sabe que o grande segredo de saber beber é se hidratar.
Ah, e uma curiosidade:
Foram contabilizadas cerca de 111.000 tentativas frustradas de furtar canecas das tendas de cerveja.
Fico me perguntando quantas milhares foram bem-sucedidas!
Energia
Não é apenas a cerveja e a música que movimentam uma Oktoberfest!
Foram consumidos 2,7 milhões de kW/h, o que abasteceria uma família de quatro pessoas durante 52 anos, ou 15% da necessidade energética de toda a Munique;
E também 220.489 m3 de gás e 110.00 m3 de água, o que corresponde a mais de ¼ da necessidade diária de toa a cidade.
Achados e perdidos
Existem coisas comuns de se perder numa festa.
Existem coisas surreais de se perder numa festa.
E na Oktoberfest temos os dois tipos.
Foram contabilizados 950 cartões de crédito, 570 carteiras, 300 pares de óculos (incluindo um par de óculos de grau com cristais Swarovski), 400 chaves, 480 telefones celulares, 280 bolsas, 80 máquinas fotográficas, 100 relógios, 45 guarda-chuvas, 2 anéis de noivado, algumas polainas, 5 laptops, algumas partituras, duas trompas, um aparelho de som, um par de munhequeiras, uma raquete de tênis de mesa (?), uma revista… é… adulta masculina, um cachorro (antes que o confrade pergunte, já retornou para casa. Não se preocupe) e cerca de mil peças de roupas (o que pode ter causado mil ressacas morais do dia seguinte).
E para curar essa ressaca…
Cerveja, é claro!
A dica para encerrar a Oktoberfest é a Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel, estilo caracterizado pela cor caramelo e aparência opaca.
Essa modalidade mais escura das cervejas de trigo tem um componente aromático torrado, mas sem tanta presença no palato, mais adocicado.
De carbonatação mais acentuada e perceptível no gole, ela é uma excelente pedida para quem já se apaixonou pela escola Alemã de cervejas.
Auf Widersehen!

Confrade, obrigado por ter feito conosco essa incrível viagem pela Oktoberfest.
Perdeu algum dos capítulos?
Confira as postagens anteriores!
Parte 1: Hofbrau Original
Parte 2: Paulaner Hefe Weissbier Naturtrub
Parte 3: Hacker-Pschorr Anno 1417
Parte 4: Erdinger Weissbier
Já conhece a Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel?
Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna?
Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante?
Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.
Ein prosit!
E então, Que Cerveja é essa?
Nome: Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel
Cervejaria: Anheuser-InBev
País de origem: Alemanha
Estilo: German Dunkelweizen
Álcool: 5,5% ABV
Harmonização: Massas à bolonhesa, carne de porco, chocolate ao leite.
Temperatura ideal: 8 – 12 °C
Copo: Weizen
Média de preço: R$ 15 – 25 (Garrafa de 500 ml)
Onde encontrar: em supermercados, lojas de conveniência, atacados, bares e restaurantes.
Gostou dela? Recomendo Ayinger Urweisse, Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel e Erdinger Weissbier Dunkel
Comentários