Que cerveja é essa? Punk IPA

Mais do que em qualquer momento passado, no planeta estão surgindo todos os tipos de cervejarias. Pequenas, grandes, tradicionais, inovadoras, sérias… e até mesmo cervejarias imbecis.
Sim: imbecis.
O que está longe de ser uma característica depreciativa!
Quando o trabalho é bem feito esse predicado pode subverter os rumos de um mercado tão cheio de normas seculares, tornando nossa cultura ainda mais divertida.
E no quesito de cervejaria imbecil, a grande representante é a escocesa Brewdog – Que une estratégias de comunicação inusitadas, modos de produção nada ortodoxos e receitas que não podem ser chamadas de outra coisa além de insanas.
E apenas confirmando a ideia de que ser imbecil não é algo negativo, é dessa cervejaria que surgiu o ícone de um dos estilos mais apaixonantes das últimas décadas: a Punk IPA, uma furiosa American India Pale Ale.
Mas fale mais sobre o “imbecil”!
Daí o confrade me pergunta: por que chamar a Brewdog de imbecil?
Vamos aos fatos.
Primeiramente, eles se denominam uma “cervejaria artesanal pós-Punk apocalíptica”. E o que isso quer dizer? Que cada receita é feita para parecer distópica, fora da curva. E isso se aplica tanto ao produto como também à produção, ou mesmo aos seus anúncios.
Só para ilustrar, eles já fabricaram uma cerveja no fundo do mar, a Sunk Punk; derrubaram uma lei inglesa sobre o tamanho padrão do pint, o tradicionalíssimo copo de cerveja britânico (arregimentando um anão para liderar a rebelião); disponibilizaram as receitas de TODOS os seus rótulos online; utilizaram esquilos empalhados como embalagens de uma cerveja com 55% de álcool, a The End of History; encorajaram seus clientes a literalmente destruírem garrafas das cervejas concorrentes e compartilharem as imagens; sequestraram um tanque de guerra e circularam nele até o novo pub em Camden, Londres; dentre outros absurdos.
Ficou convencido?
Ok, mas… e a cerveja?
A Brewdog segue, com certa fidelidade, a controversa Escola Americana de cerveja. Por que controversa?
O reaquecimento da cultura cervejeira norte-americana trouxe várias mudanças à maneira de fazer cerveja. Uma das mais evidentes é com relação ao protagonismo dos chamativos lúpulos nativos dos Estados Unidos, como Citra, Amarillo, Centennial entre outros – Que imprimem, além do amargor e aroma, características herbais, frutadas e florais que enrubescem os paladares mais pudicos.
Basicamente, consiste em inserir o prefixo “American” aos estilos tradicionais – Pilsen, Weiss, IPA, Stout… O que, aos mais críticos (categoria a que, de certa forma, pertenço), pode parecer pouco para transformá-las em estilos novos. Pessoalmente, parece simples demais.
É como se estivessem colonizando cervejas ao inserir seus lúpulos. (Talvez, para eles, poucas coisas sejam tão norte-americanas quanto colonizar).
Voltando à Brewdog, um de seus motes é “Love hops and live the dream” (“Ame lúpulos e viva o seu sonho”) e, em particular, a Punk IPA ilustra isso à risca. Unindo o incrível malte inglês Maris Otter a doses cavalares dos lúpulos americanos Chinook, Simcoe, Ahtanum e o neozenlandês Nelson Sauvin, essa cerveja é uma voadora nos peitos, no campo sensorial.
Seu aroma é um murro de soqueira.
A coloração dourada, clarinha, disfarça a explosão de maracujá, floral e cítrico que desce, seca e persistente, pela garganta.
Que cerveja, confrade. Que cerveja.
Notas
Poucas cervejas são tão representativas a um estilo quanto a Punk IPA a é para as American India Pale Ale. E é um indubitável exemplo de como uma cervejaria pode ser genial apesar de (ou seria pelo fato de?) ser imbecil. Brindemo-nos, portanto!
Ein prosit!
Já conhece a Punk IPA? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.
E então, Que cerveja é essa?
Nome: Punk IPA
Cervejaria: Brewdog
País de origem: Escócia
Estilo: American India Pale Ale
Álcool: 5,6% ABV
Harmonização: Blue cheese, linguiça calabresa, carneiro assado.
Temperatura ideal: 8 – 12 °C
Copo: Pint
Média de preço: R$ 15 – 25 (Garrafa de 330 ml)
Onde encontrar: A Punk IPA pode ser encontrada em lojas, bares, delicatessen, pubs, lojas de conveniência e supermercados que ofereçam cervejas especiais.
Gostou dela? Recomendo Ballast Point Sculpin IPA, Founders Mosaic Promise e a Bodebrown/Stone Cacau IPA
Sensacional matéria sobre a Punk IPA!!! Realmente, a cerveja é show!!