Quem vai colocar o guizo no gato?

Por Tácito Costa

Eu ia comentar ontem a reportagem do Novo Jornal que trata da criação de mais um benefício, o auxílio-saúde, para o Ministério Público do RN (aqui). Mas o anúncio de Obama sobre Cuba me fez mudar de idéia e acabei escrevendo sobre a histórica decisão.

Como o assunto não ficou velho retomo-o. Embora o jornalista e colunista do jornal Moura Neto tenha-a abordado hoje com verve e ironia em seu espaço (aqui).

O que muitos querem saber a essa altura – pergunta que volta com força a cada nova regalia conseguida pelo Judiciário brasileiro, e que deixa todos estupefatos e indignados – é quem vai ter a coragem de deter essa escalada insensata, que está minando a credibilidade da justiça.

Sim, porque vai chegar uma hora que alguém terá de por o guizo no gato. A Democracia brasileira não pode se transformar em casta. Diga-se de passagem um processo que não começou agora, mas se intensificou nos últimos tempos.

No caso específico do Rio Grande do Norte, com o estado na situação falimentar em que se encontra em todas as áreas, chega a ser um escárnio com a sociedade a sede com que setores do judiciário lutam por mais aumentos em seus já recheados contracheques.

A bem da verdade, como sempre deixam claro os defensores de tais benefícios, tudo conforme a lei e a ordem. Nada ilegal. Reconhecemos. No entanto, nem sempre o que é legal é moral ou humano.

Embora com deuses nunca se saiba se essa máxima faz algum sentido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 9 =

ao topo