“Quixote com Rosas” e “Preá” na Fundação José Augusto

O professor João da Mata Costa reúne acervo sobre Dom Quixote e São Jorge, em mostra que integra o projeto Privado é Público.

Foto: Candinha Bezerra

NA TRIBUNA DO NORTE

As viagens de Dom Quixote de La Mancha, mítico personagem criado no início do século 17 pelo espanhol Miguel de Cervantes, se entrelaçam com a temática editorial da revista Preá, trilhas que se cruzam nesta quinta-feira, às 18h, na galeria Newton Navarro da Fundação José Augusto. A revista cultural chega à 25ª edição, enquanto a exposição “Quixote com Rosas” marca uma década de homenagens prestadas ao cavaleiro andante e ao santo guerreiro pelo professor universitário João da Mata (foto).

A mostra, que integra o projeto “Privado é Público”, permanece aberta a visitação até o dia 30 de maio, e traz para apreciação do público quadros de artistas potiguares e nacionais, esculturas e edições raras e famosas do célebre livro editado pela primeira vez em 1605, em Madri, Espanha. A exposição existe há 10 anos e também faz alusão ao Santo Guerreiro São Jorge – “uma grande influência na cultura, sendo temas permanentes de inspiração para nossos artistas e escritores”, informa João da Mata.

Já a Preá, editada pelo jornalista e publicitário Mário Ivo Cavalcanti, reúne em suas páginas entrevista do senador Elói de Souza, concedida há quase 100 anos sobre sua viagem ao Egito, acompanhada por comentários da jornalista e pesquisadora Rejane Cardoso; as lembranças de Anna Maria Cascudo sobre as viagens do pai famoso, o professor e historiador Luís da Câmara Cascudo, com fotos inéditas cedidas pelo Instituto Ludovicus; e artigo de Clotilde Tavares tratando da viagem que Cascudo há mais de seis décadas pelo sertão.

Ainda figuram na revista a trajetória do holandês Roeloff Baro, que aportou no RN durante o período colonial, contada por Helder Macedo; e uma reportagem sobre a rota aérea Latécoère, que seguia da Argentina até a África, passando por Natal, que tenta comprovar a presença de Saint-Exupéry na capital potiguar. Depoimentos de estrangeiros sobre a experiência cultural de viver em Natal e ensaio fotográfico de Afonso Martins completam os destaques da edição.

Pelos planos da Fundação José Augusto ainda serão lançadas em 2012 outras três edições da revista Preá, que peca pela distribuição irregular e pela baixa circulação.

O evento também contará com apresentação dos músicos Eduardo Juarez (violão) e Oswin Lohss (teclado), respectivamente um argentino e um alemão – ambos personagens retratados na revista como estrangeiros que residem em Natal e trabalham com cultura. A dupla irá interpretar repertório argentino, do tango ao rock.

Serviço: Lançamento da revista Preá nº 25, hoje, às 18h, na Galeria Newton Navarro da FJA – rua Jundiaí, 641, Tirol. Abertura da exposição “Quixote com Rosas”, curadoria de João da Mata, em cartaz até o dia 30 de maio.

Comments

There is 1 comment for this article
  1. João da Mata
    João da Mata 18 de Maio de 2012 11:15

    Valeu Edvaldo e Celina. Foi realmente uma noite linda homenageando o cavaleiro da triste figura e São Jorge. Flores e Livros e muita emoção compartilhadas por uma centena de amigos. Um presente para Natal.
    A exposição fica aberta ate o final do mes. O banner vai ser colocado hoje. As flores so na vernissage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP