FJA disponibilizará R$ 1,5 milhão para Bandas de Música do RN
O Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto, confirma que vai disponibilizar R$ 1.5 milhão para as Bandas de Música potiguares. O recurso está inserido no edital de Microprojetos que será contemplado pela Lei Aldir Blanc.
De acordo com o maestro Bembem Dantas, a FJA também fará homenagem aos 150 anos de nascimento do “maestro dos sertões” e patrono das Bandas de Música do RN, o reconhecido músico, compositor seridoense, natural de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas.
Ainda segundo Bembem, o recurso premiará, em dinheiro, 100 bandas de música e implantará a Escola de Bandas do RN, que será responsável por desenvolver cursos de capacitação técnica em vários níveis, atenderá todos os naipes instrumentais que formam as bandas, e ainda cursos de regência, edição de partituras, debates e concertos didáticos.
Promoverá ainda o Festival Internacional de Bandas de Música do RN – Tonheca Dantas; o Prêmio Instrumentista de Banda (níveis infantil, juvenil e profissional); Prêmio Compositor de Banda (gêneros, dobrados, valsas e fantasias); edição, atualização e difusão da obra de Tonheca Dantas, além de um monumento em homenagem aos 150 anos de nascimento do maestro.
Veja também: “Maestro Bembem Dantas: regente de uma mudança sócio-musical do interior potiguar
Segundo Bembem Dantas, o governo do RN reconhece com essa ação, a importância das bandas, atendendo na íntegra – de acordo com a Lei Aldir Blanc, o projeto apresentado pela entidade representativa das Bandas de Música do RN, a União das Bandas de Música do RN.
“Apresentamos e discutimos com determinação e clareza todos os detalhes, abrangência e relevância do projeto, que certamente se tornará histórico e marcará para sempre a existência dessas maravilhosas instituições artísticas ,culturais e de inclusão social, as Bandas de Música”, pontuou o maestro Bembem Dantas.
Bembem agradeceu ainda a governadora Fátima Bezerra e o gestor de cultura, Crispiniano Neto “pela valorização e respeito para com as bandas do RN, ao atender suas legítimas demandas”, e ainda os mandatos do deputado Francisco e da deputada Isolda, “que apoiaram de forma significativa essa grande vitória das nossas gloriosas Bandas”.
Comentários