bandas-de-musica-do-rn

FJA disponibilizará R$ 1,5 milhão para Bandas de Música do RN

O Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto, confirma que vai disponibilizar R$ 1.5 milhão para as Bandas de Música potiguares. O recurso está inserido no edital de Microprojetos que será contemplado pela Lei Aldir Blanc.

De acordo com o maestro Bembem Dantas, a FJA também fará homenagem aos 150 anos de nascimento do “maestro dos sertões” e patrono das Bandas de Música do RN, o reconhecido músico, compositor seridoense, natural de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas.

Ainda segundo Bembem, o recurso premiará, em dinheiro, 100 bandas de música e implantará a Escola de Bandas do RN, que será responsável por desenvolver cursos de capacitação técnica em vários níveis, atenderá todos os naipes instrumentais que formam as bandas, e ainda cursos de regência, edição de partituras, debates e concertos didáticos.

Promoverá ainda o Festival Internacional de Bandas de Música do RN – Tonheca Dantas; o Prêmio Instrumentista de Banda (níveis infantil, juvenil e profissional); Prêmio Compositor de Banda (gêneros, dobrados, valsas e fantasias); edição, atualização e difusão da obra de Tonheca Dantas, além de um monumento em homenagem aos 150 anos de nascimento do maestro.

Veja também: “Maestro Bembem Dantas: regente de uma mudança sócio-musical do interior potiguar

Segundo Bembem Dantas, o governo do RN reconhece com essa ação, a importância das bandas, atendendo na íntegra – de acordo com a Lei Aldir Blanc, o projeto apresentado pela entidade representativa das Bandas de Música do RN, a União das Bandas de Música do RN.

“Apresentamos e discutimos com determinação e clareza todos os detalhes, abrangência e relevância do projeto, que certamente se tornará histórico e marcará para sempre a existência dessas maravilhosas instituições artísticas ,culturais e de inclusão social, as Bandas de Música”, pontuou o maestro Bembem Dantas.

Bembem agradeceu ainda a governadora Fátima Bezerra e o gestor de cultura, Crispiniano Neto “pela valorização e respeito para com as bandas do RN, ao atender suas legítimas demandas”, e ainda os mandatos do deputado Francisco e da deputada Isolda, “que apoiaram de forma significativa essa grande vitória das nossas gloriosas Bandas”.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + cinco =

ao topo