Revista Imaginário!

Nosso grupo de pesquisa aqui da UFPB, sobre humor, quadrinhos, games e fanzines, lançou uma revista acadêmica para publicação de artigos sobre esses temas.

Vocês podem conferir a primeira edição no seguinte link:

http://marcadefantasia.com/imaginario.html

Abaixo, reproduzo a apresentação deste número inaugural, escrita pelo professor Henrique Magalhães.

***

É comum encontrar-se na atualidade a História em Quadrinhos como elemento motivador da leitura, sendo adotada nos programas curriculares do ensino básico, aplicada em provas de seleção e utilizada como aferição de conhecimento e interpretação de discurso. Embora não sejam mais vistos como deletérios à formação da juventude, é certo que os quadrinhos, enquanto linguagem e meio de comunicação, continuam amplamente desconhecidos. Como afirma o pesquisador francês Thierry Groensteen, é preciso que se aprenda a ler as histórias em quadrinhos pelo que elas têm de mais representativo, que é sua linguagem icônica.

Desde a década de 1960 a academia vem se dedicando ao estudo dos quadrinhos, contribuindo de forma fundamental para seu reconhecimento como Arte. Os quadrinhos passaram de mero entretenimento a objeto de estudos, que resultaram no estabelecimento dos elementos próprios de sua linguagem. Atualmente os grupos de estudos, sobretudo ligados a programas de Pós-Graduação em Comunicação, se disseminam em todo o mundo, aprofundando a investigação sobre a capacidade criativa e cognitiva dos quadrinhos.

O Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games – GP-HQG, do Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, criado em 2010, desenvolve estudos não só no campo das histórias em quadrinhos, mas também de expressões midiáticas paralelas e complementares, como o humor e os games. O estudo das Artes Visuais em sua interface com a Comunicação é o objetivo do grupo, que conta com uma equipe formada por alunos e professores do Mestrado em Comunicação e áreas afins.

Como os estudos não se completam sem sua difusão, a revista “Imaginário!” é o espaço de divulgação dos trabalhos realizados pelo grupo, em forma de artigos, resenhas, entrevistas, ensaios artísticos do próprio grupo e de colaboradores autônomos ou vinculados a outras instituições de ensino. Com este primeiro número apresentamos nossos trabalhos e abrimos espaço para a crítica e a colaboração dos interessados pelos temas.
H. Magalhães

Jornalista, com passagem por várias redações de Natal. Atualmente trabalha na UFPB, como editor de publicações. Também é pesquisador de HQs e participa da editora Marca de Fantasia, especializada em livros sobre o tema. Publicou os livros “Moacy Cirne: Paixão e Sedução nos Quadrinhos” (Sebo Vermelho) e “Moacy Cirne: O gênio criativo dos quadrinhos” (Marsupial – reedição revista e ampliada), além de várias antologias de artigos científicos e contos literários. É pai de Helena e Ulisses. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. Jarbas Martins 9 de novembro de 2011 16:39

    com tua marca inconfundível: ALEX DE SOUZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo