Revolução Praieira

livro - revolução praeiraA Editora Fundação Perseu Abramo lançou mais um volume da sua coleção “História do Povo Brasileiro”: “Revolução Praieira – Resistência liberal à hegemonia conservadora em Pernambuco e no Império (1842-1850)”, da historiadora Izabel Andrade Marson, autora também de outros livros sobre a mesma revolução, como “O Império do Progresso: a Revolução Praieira em Pernambuco – 1842-1855”, editado pela Brasiliense em 1987.

A coleção “História do Povo Brasileiro” já tem em seu catálogo obras como “Brasil – Mito fundador e sociedade autoritária”, de Marilena Chauí, e “O império do Belo Monte – Vida e morte de Canudos”, de Walnice Nogueira Galvão, entre outros importantes livros para se buscar conhecer melhor o país.

Entre as revoltas que acompanharam a formação do Estado Nacional do Brasil na primeira metade do século XIX, a “Revolução Praeira” foi a última e a mais polêmica, tanto pela complexidade de suas origens, percurso e motivações quanto por ter suscitado discrepantes leituras, no geral marcadas por sensível conotação política.

É provável que o livro não tenha chegado ainda às livrarias de Natal. Mas tanto ele quantos os demais editados pela Editora da Fundação podem ser adquiridos no site http://www.efpa.com.br/

ao topo