Rinaldo lança O Professor de Piano dia 9

Por Edson Lima

O escritor Rinaldo de Fernandes lança em São Paulo terça-feira, 9, a partir das 19h00, na Biblioteca Mário de Andrade, o seu novo livro de contos, O Professor de Piano. Na ocasião, fará a palestra “O Conto Brasileiro do Século 21”. Em seguida haverá um debate com o escritor Ataíde Tartari (autor dos romances Amazon – Writers Club Press, 2001 e Tropical Shade – iUniverse, 2003) acerca dos 11 contos que integram O Professor de Piano e uma leitura de um conto do livro pelo jornalista e escritor Assis Ângelo.

Rinaldo de Fernandes já é conhecido do público por seu romance Rita no Pomar, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009, e por ter organizado coletâneas de contos e de ensaios de sucesso editorial, tais como Chico Buarque do Brasil (Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004), Contos Cruéis (Geração Editorial, 2006) e Capitu mandou flores (Geração Editorial, 2008).

Ao posfaciar O Professor de Piano, a grande ensaísta e professora de literatura Regina Zilberman se rendeu ao talento do autor, chamando-o de “Mestre do Conto”. De fato, Rinaldo de Fernandes, contista premiado nacionalmente (seu conto “Beleza”, que abre O Professor de Piano, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Contos do Paraná e foi escolhido entre os melhores do Premio Unicamp Ano 40 de Conto), já vem se consolidando no panorama da literatura brasileira contemporânea como um dos mais destacados e talentosos ficcionistas e suas obras já começam a ser pensadas para o cinema.

Os contos de Rinaldo de Fernandes – já abordados por vários ensaístas e objetos de trabalhos acadêmicos, inclusive de tese de Doutorado – são peças essencialmente realistas, urbanas, com personagens angustiados, dilacerados por dramas, neuroses e violências que assolam o homem contemporâneo. O premiado “Beleza” é um conto extraordinário, contundente desde as primeiras linhas, com o protagonista vivendo uma situação absurda, kafkiana. Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, disse sobre esse conto: “É um lindo, emotivo, emocionante conto, impecavelmente escrito”. Já “O professor de piano”, que dá título ao livro, é um dos contos mais brilhantes de Rinaldo. Um mergulho na alma de um personagem atormentado por dramas econômicos e familiares e por uma forte paixão. Neste conto, como também em “Beleza”, Rinaldo refina ainda mais – investigando, com intensidade e de forma funcional, a subjetividade do homem contemporâneo – o uso das técnicas do monólogo interior e do fluxo de consciência, já tão bem exploradas em Rita no Pomar, o que chamou a atenção do escritor Raimundo Carrero (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010): “Em Rita no Pomar, um romance e tanto, o monólogo vai pouco a pouco cedendo espaço ao fluxo, porque a confusão mental procura a rapidez e, na rapidez, encontram-se os barulhos, os ruídos, as aliterações”. Essas técnicas utilizadas para compor Rita no Pomar, e agora os contos, também chamaram a atenção de Silvia Marianecci. Para a crítica italiana, Rita é “emblema de uma geração em permanente busca da própria identidade” e experimentando uma “incomunicabilidade insuperável”.

“Ilhado” e “O Cavalo” são peças magníficas do conto brasileiro atual, admirados e já comentados por autores como Moacyr Scliar e Mário Chamie. “Oferta”, que dialoga estruturalmente com a publicidade, expõe, como poucas narrativas de nossa literatura, a miséria da prostituição juvenil no país. O carnavalesco “Dois buracos para os meus olhos” mescla Eros e Tânatos na medida exata, abordando enfermidade e comportamento na contemporaneidade. “Você não quis um poeta”, um tanto experimental, elaborado de forma fragmentada, com cortes rápidos, é um retrato pungente da violência do homem contra a mulher. “Alucinação” merece uma abordagem psicanalítica, pela paranóia profunda que desarranja a protagonista.

Além da problemática social, há, em alguns dos contos deste livro, um subtexto político, como no caso do alegórico “O Caçador” ou mesmo do poético “O Besouro”. O especulativo “Onde está o agente?” – que se passa no Brasil do séc. XXIII – dialoga com a narrativa policial e com a ficção científica, trazendo também um protagonista paranóico.

O leitor irá encontrar aqui 11 contos que, sem sombra de dúvida, se enquadram entre os melhores da literatura brasileira dos últimos anos. Um livro marcante, de um “Mestre do Conto”, para ser lido e comentado. E, certamente, para não ser esquecido.

“O Professor e o Piano” – Editora 7Letras, R$ 29,00, 96 páginas, formato 14×21.

Serviço:

Lançamento do livro “O Professor de Piano” de Rinaldo de Fernandes

Dia 09 de novembro de 2010, terça-feira, às 19h.

Biblioteca Mário de Andrade – Circulante – Av. São Luís, 235 – Centro – São Paulo (SP)

(Próx. às estações Anhangabaú e República do Metrô) – Tel.: 3256-5270. www.bma.sp.gov.br. Realização e Produção: O Autor na Praça com apoio especial do poeta Celso de Alencar.

Assessoria de Imprensa: Edson Lima – 9586 5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br.

Apoio: Biblioteca Mário de Andrade / Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo / O Cantinho Português.

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