RN Sustentável implantará 75 novas bandas filarmônicas

por Humberto Bembem

Caros amigos e amigas, vejam que maravilhosa e histórica notícia: O governo do RN, aprovou através do programa RN SUSTENTÁVEL, a implantação de 75 Bandas Filarmônicas, que serão distribuídas em todas as regiões do estado, priorizando os municípios que ainda não tem bandas. Essa ação conta com o empenho pessoal da governadora Rosalba Ciarline e da secretária de cultura Isaura Amelia Rosado Maia, que também nos confirma a regulamentação da lei que criou o Sistema de Bandas de Musica do RN ( SEBAM-RN), assegurando ao setor a garantia pioneira de uma política pública, fator importantíssimo, para o desenvolvimento e manutenção desta atividade cultural e artística que há mais de 150 anos é praticada e disseminada no RN, envolvendo atualmente cerca de 10.000 crianças e jovens em 115 bandas que estão em plena atividade.

Segundo o maestro Marcelo Jardim (UFRJ/FUNARTE), um dos principais articuladores do movimento de bandas de música do Brasil, será o mais arrojado e significante investimento nessa área dos últimos anos em todo país. O projeto envolverá diretamente cerca de 6.000 crianças e adolescentes dos 8 aos 17 anos, num investimento que ultrapassa a casa dos R$ 6.000.000,00. Para acessarem esse benefício, as comunidades terão que se organizarem em Associações direcionadas à cultura e à juventude e desenvolverem uma política de parceria com as prefeitura e outros setores da sociedade. A expectativa é que em 4 anos, essas bandas deverão gerar renda mínima de R$ 20.000.000,00 por ano, quando seus beneficiários começam a se profissionalizarem, além dos ganhos sociais, educacionais e culturais, os quais caracterizam historicamente as bandas.

O edital será lançado ainda este mês e o governo disponibilizará toda estrutura de acompanhamento técnico, desde a elaboração, implantação e execução do projeto, seleção e capacitação dos maestros e alunos. Em contrapartida os gestores locais entrarão, com o local para funcionamento e a garantia de sustentabilidade das bandas, que serão financiadas com recursos do Banco Mundial.

Quando festejamos a chegada das chuvas, ela vem coroada com uma chuva de ações para nossas crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de se incluírem socioculturalmente e exercerem dignamente sua cidadania.

Em nome dos que fazem e lutam pelas bandas de música do RN, agradecemos lisonjeados!

Do blogueiro: O maestro Bembem merece todo o meu crédito. Não só pelo notório talento ou principalmente pelo trabalho abnegado realizado no interior do estado. Mas também por ser apartidário e justo. Já criticou veementemente esta mesma gestão governamental e agora elogia quando tem de ser elogiado. Aliás, se esse programa se concretizar, eu arrisco dizer que será o maior benefício deixado pelo governo Rosalba Ciarlini à cultura potiguar.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

There are 2 comments for this article
  1. Bembem Dantas 14 de Março de 2014 18:27

    Certamente caro amigo Vilar.Tenho recebido de todo país comentários elogiosos ao grande projeto.O governo do estado do RN, com essa ação, marcará no cenário nacional um dos maiores investimentos no setor da cultura. Estamos muito agradecidos a pessoa de Isaura Amélia e da governadora Rosalba, que se mostraram de uma sensibilidade incomum as nossas teivindicações. As bandas são instituições socioculturais educacionais e artísticas, que geram renda, humanização e desenvolvimento. Como é sabido, nós passamos , mas as instituições ficam, e, assim acontece com as bandas de musica, que sobrevivem a séculos, sempre prestando serviços inestimáveis ao estado e dando aires de cidadania as pequenas cidades do interior, descobrindo Tonhecas, Felintos, Urbanos e tantos outros.

  2. Bembem Dantas 15 de Março de 2014 1:28

    Esse é o comentário do maestro Ranieri Soares de Campo Grande, a respeito do projeto aprovado pela governo do RN. Vejam:QUERO EXPRESSAR MINHA ALEGRIA EM SABER QUE ATRAVÉS DO RN SUSTENTÁVEL, O NOSSO ESTADO COMTEMPLARÁ TALVEZ TODAS AS CIDADES QUE AINDA NÃO TEM SUA FILARMÔNICA, PARABENIZO A GRANDE ATITUDE DO GOVERNO DO ESTADO EM FAZER ACONTECER ESSE GRANDE ATO DE PODERMOS VER TANTAS CRIANÇAS , ADOLESCENTES E ADULTOS SEREM PROFISSIONALIZADOS NA LINDA ARTE CHAMADA MÚSICA, ISSO SÓ TRARÁ UM GRANDE MOVIMENTO CULTURAL EM BENEFICIAR UMA ENORME DEMANDA DE FUTUROS GRANDES PROFISSIONAIS MÚSICOS DO NOSSO RN E BRASIL , VAMOS FAZER ISSO ACONTECER , VAMOS A LUTA . VENCER SEM LUTA , É TRIUNFAR SEM GLÓRIA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP