Rosalvo Acioli lança em Maceió livro de ensaios, artigos e críticas

O jornalista e escritor Rosalvo Acioli prepara para a sexta-feira, 28 de setembro, o lançamento de seu terceiro título, “Tempo de Memória”. A sessão de autógrafos acontece na livraria Sodiler, no Maceió Shopping, em Maceió, a partir das 19h30.

No livro, dividido em três partes, Rosalvo apresenta ensaios, críticas e artigos sobre literatura e artes plásticas e visuais. Na primeira parte, de ensaios literários, o autor discorre sobre Graciliano Ramos e seus romances nordestinos, o ficcionista alagoano Breno Accioly e analisa sobre a obra completa de Lêdo Ivo.

“Nesta seção eu apresento também um texto sobre o romance ‘A Caverna’, de José Saramago, que me agrada por ter uma relação direta com o mito da caverna, de Platão”, conta o jornalista, que adiciona ainda um texto analítico referente ao processo sociopolítico-econômico descrito no romance-ensaio ‘O Homem Sem Qualidades’ do austríaco Robert Musil.

A seção que contempla as artes é desmembrada em plásticas e audiovisuais. Sobre as artes plásticas, Rosalvo escreveu um ensaio se referindo ao pintor alagoano Epitáfio Neves e um ao impressionista Vincent Van Gogh. A outra metade são ensaios sobre os filmes de ficção de Steven Spielberg, que, de acordo com o autor, “são fábulas voltadas aos temas infância e fantasia”, e também sobre o filme “Cidadão Kane”, do cineasta Orson Welles.

O título termina com 17 artigos publicados entre 1986 e 1991, nos jornais Gazeta de Alagoas e no já extinto Jornal de Alagoas, sobre livros de autores tanto brasileiros quanto internacionais.

O lançamento de “Tempo da Memória” será aberto ao público. Rosalvo Acioli estará autografando os livros, que foram produzidos pelo Programa de Incentivo à Cultura Literária, sob o selo da editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

FONTE: Gazetaweb
(Foto: Marcelo Albuquerque)

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo