Santa-Maria

Maria é sinônimo de mulher. “O seu nome principia na palma da minha mão”. Como é semana santa desejo falar de uma Maria maior, a mãe de Jesus. Filha de Sant´Ana e Joaquim. Sant´Ana, padroeira de Caicó- RN e que eu adoro pois está sempre lendo para Maria. Fui batizado em Sant´Ana de Caicó. Santa Maria – mãe de Deus, dama celestial, consoladora dos aflitos e refugio dos pecadores. Seu culto foi popularizado à partir do séc. V da nossa era e transcedeu todas as fronteiras e classes. Sua iconografia é uma das mais ricas e seu nome está presente em todas as literaturas. A imago de Maria está presente na Legenda Dourada, um dos mais belos livros do medievo e fonte inesgotável da iconografia medieval. Um dos mais ricos e belos cancioneiros dedicados a Maria também é do medievo e foi organizado por um grande erudito: Afonso X- O sábio, gênio enciclopédico, astrônomo, historiador e devoto de Santa Maria, no século XIII.

As Cantigas de Santa Maria

As cantigas da Santa Maria formam um núcleo de mais de quatrocentas composições dedicadas à Virgem Maria e são conservadas com a respectiva música e algumas iluminuras no Mosteiro do Escurial e na Biblioteca de Florença.
O medievo segue a tradição latina das composições denominadas numéricas. A tripartição dos versos da Divina Comédia segue esse critério como uma manifestação do símbolo trinitário. Para Afonso X (1221- 1284) os números 10, 100 e seus múltiplos são símbolos da perfeição. As canções selecionadas por Afonso com esses números são súplicas de caráter pessoal. Maria é responsável por muitos milagres e essas canções são um rico reportório desses milagres. “ Quem entender quiser, entendedor/ seja da madre de nosso senhor”.
A cantiga de número 100 é uma das mais belas do cancioneiro Alfonsino: “Santa Maria, Strella do dia”. Diz o refrão;
Santa Maria, estrela do dia
Mostrai-nos o caminho de Deus
E sejai nosso guia (trad. livre)

Os antigos costumavam se guiar pela estrela e santo do dia (base da astrologia). No dia que foi composta a cantiga 100 o santo do dia era Maria

Na cantiga 200, Alfonso canta os homens honrados nascidos nesse dia e mostrados pela Virgem Maria.
São muitas as gravações com esse belo cancioneiro. Estou ouvindo em estado de êxtase uma gravação com “ The Martim Best Ensemble.
Virgem Santa Maria mãe de Deus protegei a todos nós nesses dias santos. Consola nossos ais. E nos dê muita ventura e paz.

Ave Maria

“Ave Maria
Mãe abençoada, virgem imaculada
és santa semente do amor
Maria mãe de Deus
és cheia de graça
Santo é o fruto do teu ventre Jesus
Ave Maria
Ave Maria
Maria
Que concebeu amor
Em Cristo nosso Senhor
Madre generosa
Rogai por nós
os pecadores Mãe querida
amém”

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP