Sara Facio: um olhar profundo sobre o humano

Julio Cortázar fotografado por Saria Facio em 1967

Tive a oportunidade, em julho deste ano, de ver a exposição “Inspiración – Sara Facio en Chile”, organizada no Centro Gabriela Mistral, na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, centro de Santiago.

A importante fotógrafa argentina Sara Facio, hoje com 81 anos de idade, vem efetuando ao longo de sua carreira um importante testemunho de uma época, principalmente no que concerne ao século XX, tendo passado por suas lentes figuras exponenciais da Literatura, Música, Artes Plásticas e Dramaturgia, como Pablo Neruda, Mercedes Sosa, Jorge Luis Borges, María Elena Walsh, Antonio Berni, Astor Piazzolla, Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, Ernesto Sabato, em suma, muitos dentre os importantes personagens da cultura sul-americana.

A coleção de fotos exposta naquele centro cultural me trouxe, de imediato, a noção do poder intelectual e artístico que existe e existiu nestas terras meridionais.

Facio retratou a todos a partir de um caráter eminentemente humano, sem subtefúrgios e artifícios que os fizesse diferentes do que eram. Ao mesmo tempo, traduziu o íntimo profundo de suas inteligências e talentos.

Em meio ao grande acervo produzido por Sara, ficou celebrizada também a sua série de fotos intitulada “Funerales del presidente Perón”, através da qual mostrou a simbiose e cumplicidade das gentes comuns com aquele líder populista argentino.

Os rostos fotografados por Sara Facio nos trazem as imagens e o testemunho de nossos interiores. São crônicas que funcionam como espelhos, afirmando-nos acerca da essencialidade do humano, ao tempo em que repercutem nossas lancinantes dores e elevadas glórias. Nos registros autorais de Sara uma figura famosa e importante se iguala e se irmana a indivíduos fotografados em meio ao povo.

Ademais, Sara nos revela o dever de refletir sobre essa condição telúrica e ao mesmo tempo cosmopolita de nosotros, os sul-americanos. Desassombrada e profundamente, tal qual deve ser.

Advogado público e escritor/poeta. Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo