Segunda edição do projeto “Quartas Clássicas” terá a participação de solistas mexicanos

O projeto “Quartas Clássicas” apresentará neste mês de abril o segundo concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), no Teatro Riachuelo, em Natal.

Sob regência do maestro Linus Lerner, a apresentação contará com a participação dos solistas mexicanos Liliana Del Conde (soprano) e Gabriel Navarro (barítono) e do brasileiro Adriano Pinheiro (tenor), além de uma participação especial dos cantores locais Leciana Oliveira (soprano) Sibelle de Luna (contralto), Cesar Alves (tenor) e José Fernandez (barítono).

No repertório, serão interpretadas arias, duetos, trios e coros de óperas, além de obras orquestrais mexicanas como “Conga del Fuego” e “Danzón No. 2”, de Arturo Marquez e canções populares como “Besame Mucho” e “Noche de Ronda”.

O espetáculo está marcado para a próxima quarta-feira (27), a partir da 20h, com entrada gratuita mediante reserva prévia no site da OSRN (www.orquestrasinfonicadorn.com.br) e retirada na Fundação José Augusto, nos dias 25 e 26/04.

O segundo lote de ingressos estará disponível na bilheteria do teatro a partir das 12h do dia 27/04.

Dentre as novidades do projeto está a campanha de arrecadação de livros, contínua ao longo de todas as apresentações do ano.

A ação visa ajudar na ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do Estado, em uma parceria com a Fundação José Augusto (FJA).

Ao retirar o ingresso na FJA, o voluntário poderá doar um exemplar de forma voluntária, mas importante para a ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do RN.

O projeto “Quartas Clássicas” conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, e da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, além de apoio do Teatro Riachuelo. A realização do projeto é da Fundação José Augusto.

Sobre os convidados

Liliana Del Conde Iniciou sua carreira aos nove anos de idade como parte do grupo das crianças Calamity, participando de programas de rádio e televisão.

Seus estudos de canto clássico foram realizados na Academia de Música de Dortmund, Alemanha.

Ela é graduada pela Escola Superior de Artes de Yucatán e atualmente ensina no UASLP. Participou de recitais na Alemanha, Portugal, França e México, ambos de música clássica e música popular mexicana.

Tem quatro produções musicais e um destes discos tem suas próprias composições.

Gabriel Navarro estudou na Escola Nacional de Música, hoje Faculdade de Música da UNAM e fez parte da Opera Oficina Patrón de Rueda.

Ele cantou os papéis de Colline em La Bohème, Giorgio em I Puritani, Don Giovanni, em Don Giovanni, Dulcamara em L’elisir d’amore, Alfio em Cavalleria Rusticana e Silvio em I Pagliacci.

Também a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven com a Orquestra Sinfônica sul do Arizona, em Tucson, Arizona.

Participou de prestígio cultural, tais como Alfonso Ortiz Tirado Festival, o Festival de Ópera de Oaxaca e Zacatecas Festival Opera festivais e, recentemente, esteve na peça musical O selo Scarlet e da obra “A história sem governantes” em Microteatro.

Adriano Pinheiro é tenor lírico de timbre belo e versátil, concluiu em 2012 sob orientação de Neil Rosenshein o Professional Studies in Voice na Manhattan School of Music em New York, universidade onde também foi professor de canto no programa MSM – Sunday.

É Mestre em Música pela UNESP (2010) e Graduado em Licenciatura Habilitação em Música pela UFG.

Apresentou-se como solista na Itália, Espanha, França, Grécia, Portugal, Argentina e Estados Unidos, em obras como O Messias (Handel), Requiem (Mozart), Gloria (Puccini), Carmina Burana (Orff), além das óperas La Traviata (Verdi), Le Domino Noir (Auber), A Flauta Mágica (Mozart), Magdalena (Villa Lobos), Olga (Jorge Antunes), dentre outras, sob a regência de maestros renomados como Eleazar de Carvalho, Emílio de César, Carlyle Weiss e Linus Lerner.

É um professor de canto convidado com frequência para festivais e masterclasses como no 8º Barcelona Festival Of Song e Festival de Ópera de Oaxaca 2014 (México).

Foi regente das óperas Gianni Schicchi (Puccini) e A Médium (Menotti) frente ao programa de extensão Ópera Studio da UFPE, criado por Adriano Pinheiro em 2012 e que em maio de 2015 apresentará a opereta A Noiva do Condutor no Teatro Santa Isabel. Atualmente é professor de Canto da Universidade Federal de Pernambuco.

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

There are 2 comments for this article
  1. Fuga 27 de Abril de 2016 12:25

    Gente, essa foto não é da orquestra, tem várias fotos na Fan Page deles. 😀

  2. Conrado Carlos 28 de Abril de 2016 15:47

    Sim, a foto é da soprano mexicana Liliana Del Conde, uma das convidadas especiais de ontem a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP