Seminário abre Cine Natal 2013

Construído a partir dos anseios do setor audiovisual potiguar, o Cine Natal, projeto realizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes, dá a largada em 2013 com o seminário “E por Falar em Cinema…”, programado para acontecer entre os dias 4 e 6 de novembro, no auditório do Sesc Cidade Alta. O evento nasce com o objetivo de fomentar diálogos, abrindo a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências com cineastas e profissionais do audiovisual. O Seminário contará com debates pela manhã, das 8h30 às 12h nos dias 04 e 05; uma oficina/leitura de roteiros de ficção na quarta-feira (06), e exibição de filmes dias 4 e 5, às 20h, na sala 4 do Moviecom. Seminário conta com apoio cultural do Consulado de Portugal e do Sesc RN.

No dia 04 de novembro será debatido o tema “O cinema na TV: Caminhos para realização de conteúdo audiovisual para Televisão e Web”, onde estarão na pauta assuntos como conteúdo audiovisual terceirizado, cinema digital, Lei 12.485 (que regulamenta a participação de conteúdos audiovisuais da cultura brasileira na televisão), novas plataformas e políticas públicas para o audiovisual na televisão.

A mesa contará com a presença do Diretor-Executivo da SescTV, Valter Vicente Sales; do Diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, Mauro Alves Garcia; da Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MINC), Lina Rocha Fernandes Távora. E ainda, do Rio Grande do Norte, participam nesta mesa o jornalista Iano Flávio Maia, membro do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e funcionário da TV Universitária/UFRN; e do antropólogo, produtor cultural e consultor Josenilton Tavares, como mediador.

No dia 05 de novembro, das 8h30 às 12h, será a vez do Encontro dos Diretores de Cinema, que vão conversar sobre o tema “Na Mesma Direção: O cinema Iber-americano e seus contadores de histórias”. Estão confirmados os cineastas Claudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Febre do Rato), o espanhol Santiago Zannou (El Truco del Manco, Alacrán Enamorado e El alma de La Roja) e o produtor e diretor português Alexandre Cebrian Valente (Eclipse em Portugal). Também participam deste debate o documentarista Paulo Laguardia e o repórter fotográfico e diretor da Zoon e Goiamum Audiovisual, Henrique José. Além de debater realidades diferentes com profissionais brasileiros e estrangeiros consagrados, este encontro deverá proporcionar uma abertura e intercâmbio com realizadores locais.

Todos os debates são abertos ao público em geral, interessados em ampliar conhecimentos neste campo, como também para profissionais do audiovisual, estudantes de comunicação e cinema, realizadores, entidades que trabalham com audiovisual, tvs privadas e públicas, canais a cabo, universidades entre outros. Interessados em garantir presença devem enviar nome para o email cinenatalfuncarte@gmail.com ou falar com Rafael Duarte, no turno das 14h às 17h

 

EXIBIÇÕES

Também estão programadas as exibições dos longas “Eclipse em Portugal”, do diretor e produtor de cinema português Alexandre Cebrian Valente, e “Febre do Rato”, longa premiado do diretor Cláudio Assis, que também participa do encontro. Os filmes serão exibidos, respectivamente, nos dias 04 e 05 de novembro, às 20h, na Sala 4 do Moviecom. A entrada é franca mediante convite.

Na quarta-feira, haverá oficina com o roteirista Marcelo Caetano, com participantes do edital de curtas-metragens de ficção.

O Cine Natal contará ainda com o co-patrocínio a festivais, através de edital, e a realização de três curtas-metragens de ficção oriundos do I Edital Cine Natal de Roteiros de Ficção, com verba de R$ 45 mil. Os filmes vencedores serão lançados em maio de 2014 e terão o selo CINE NATAL.

SEMINÁRIO

“E POR FALAR EM CINEMA…”

De 04 a 06 de novembro

Dia 4 de novembro, 08h30 às 12h

Auditório do Sesc, Cidade Alta

Mesa 1 – O CINEMA NA TV: CAMINHOS PARA A REALIZAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA TELEVISÃO E WEB

Valter Sales (SESC TV)

Mauro Alves Garcia (ABPI TV)

Lina Rocha Fernandes Távora (SAV)

Iano Flávio Maia

Mediador: Josenilton Tavares

 

Dia 5 de novembro, das 08h30 às 12h

Auditório do Sesc

Mesa 2 – NA MESMA DIREÇÃO: O CINEMA IBERO-AMERICANO E SEUS CONTADORES DE HISTÓRIAS

Cláudio Assis (Pernambuco/Brasil).

Santiago Zannou (Madri/Espanha)

Alexandre Cebrian Valente (Lisboa/Portugal)

 

Paulo Laguardia (Natal/RN)

Mediador: Henrique José (Natal/RN)

 

 

Dia 6 de novembro, das 8h às 12h

Auditório do Sesc- Cidade Alta

Mesa 3 – CINEMA DE PAPEL: OFICINA/LEITURA DE ROTEIROS DE FICÇÃO

Marcelo Caetano.

 

CINE NATAL EXIBIÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (04.11) 20h – Cinema Moviecom /Praia Shopping

Avant Premiére de “Eclipse em Portugal” – 2013

Direção: Alexandre Cebrian Valente (Portugal)

Presença do diretor e dos atores: Pedro Simões Dias e Marta Dias

*Coquetel no cinema após a exibição

 

TERÇA-FEIRA (05.11) 20h – Cinema Moviecom /Praia Shopping

“Febre do Rato”

Direção: Claudio Assis (Brasil)

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo