Série de dez espetáculos de teatro de rua acontecem em diferentes bairros de Natal até 9 e julho

O caráter democrático e também tradicional do teatro de rua é realmente fascinante. E a expansão e valorização dessa modalidade do fazer teatral são as marcas registradas da Cia Cênica Ventura. O grupo cênico, que foi criado há seis anos em Parnamirim, está a um passo de realizar mais uma ação de acesso e democratização desse teatro.

A companhia realizará dez apresentações gratuitas em dez bairros de Natal. Cinco delas serão do espetáculo: “Andarilhos do coração” e as outras cinco do espetáculo: “Anjos Moribundos”. A iniciativa faz parte do projeto “Ventura Caravana de Rua”, contemplada pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultura 2014 (FIC), através da Funcarte.

As apresentações serão divididas em duas etapas, a primeira delas entre os dias 25/04 e 09/05, sempre às 16h, nos seguintes bairros: Ponta Negra, Dix Sept Rosado, Rocas, Mãe Luiza e Felipe Camarão com a exibição da peça: “Andarilhos do coração” (título inspirado na montagem: “Torturas de um coração ou em boca fechada não entra mosquito”, de Ariano Suassuna).

As outras cinco acontecerão no mês de junho entres os dias 7 de junho até 5 de julho, como parte da segunda etapa do projeto nos bairros de Nova Natal, Ribeira, Salinas, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara com apresentação da montagem: “AnjosMoribundos” um espetáculo que busca na linguagem do palhaço e nas artes circenses elementos para compor a comovente e engraçada historia de um funeral de um palhaço, um espetáculo onde a arte sublime da palhaçaria é levada ao público como entretenimento e cultura.”.

Para Berg Farias, diretor e coordenador do projeto Ventura Caravana de Rua “a missão da Cia. Cênica Ventura e do projeto é levar o teatro em bairros e comunidades. Nosso objetivo é fomentar o teatro de rua em nossa cidade como manifestação artística própria de sua identidade cultural, fortalecendo o conceito de ‘cidade-ambiente-identidade’ como espaço de uma produção cultural viva e atuante em locais que o público possa experimentar e vivenciar arte em seu contexto social”, diz.

Outra proposta que faz parte da terceira etapa do projeto é realizar um intercâmbio/oficina em forma de capacitação em artes nas ruas. A iniciativa acontecerá de forma aberta e gratuita para a comunidade artística das comunidades envolvidas na ação. A ideia é investir no processo de formação e nas trocas com outros artistas que fazem arte nas ruas, abrindo assim um contato direto com o modo de fazer teatro e suas particularidades. As oficinas-intercâmbio acontecerão com a Trupe Arlequim (PB), no mês de julho de 2015. As datas das oficinas serão previamente divulgadas no site da Cia. Cênica Ventura.

ESPETÁCULO “ANDARILHOS DO CORAÇÃO”
Bairros/ Datas / Horários / Locais:
Bairro da Rocas – (02/05/2015) – 16h – (Praça dos pescadores atrás do hospital dos epscadores/ Largo da Feira.
Bairro de Mãe Luiza – (03/05/2015) – 16h – (Praça da igreja Nossa Senhora da Conceição)
Bairro de Felipe Camarão – (09/05/2015) – 16h – (Praça de Felipe Camarão/ Rua Professor Antônio Figueira)

ENTRADA: Livre – Teatro de rua

OUTRAS INFORMAÇÕES:
(84) 8813-1065 Oi / (84) 9986-1976
https://www.facebook.com/CiaVentura
Nosso site: www.ciaventura.com.br

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP