Sindicatos e diplomas

Prezado Sérgio:

Certamente, a mudança no exercício da profissão de jornalista (dispensar diploma de nível superior) não impedirá a existêncioa de sindicatos dos profissionais. Basta observar as várias categorias de trabalhadores sem diploma superior que possuem sindicatos.

Resta indagar sobre o poder de fogo desse novo sindicatode jornalistas. Como vc sabe, os sindicatos dessa categoria desempenharam importante papel no combate à ditadura de 1964/1984. E assistimos nos últimos anos a um ocaso generalizado dos sindicatos, com grave perda de filiados – vide os bancários.

Enfim: problema é o que não falta, vamos em busca de soluções.

Em tempo: recebi um e.mail pessoal estranhando eu falar sobre esse assunto, uma vez que não sou jornalista. Faço isso por dois motivos:

1) Pesquisei História da Imprensa em Mestrado, Doutorado e Livre-Docência, publiquei alguns livros e artigos sobre esse campo de atividade cultural e política.

2) É um tema de cidadania importante. Entendo que todos devem se manifestar sobre temas desse nível (como o caos hospitalar brasileiro, p. ex.).

Abraços:

Nasci em Natal (1950). Vivo em São Paulo desde 1970. Estudei História e Artes Visuais. Escrevo sobre História (Imprensa, Artes Visuais, Cinema Literatura, Ensino). Traduzo poemas e letras de canções (do inglês e do francês). Publiquei lvros pelas editoras Brasiliense, Marco Zero, Papirus, Paz e Terra, Perspectiva, EDUFRN e EDUFRJ. Canto música popular. Nado e malho [ Ver todos os artigos ]

Go to TOP